Tribuna Ribeirão
Política

Plano Diretor – ‘Lei do Solo’ será tema de audiências

GUILHERME SIRCILI

A Comissão Permanente de Administração, Planejamen­to, Habitação, Obras e Serviços Públicos da Câmara de Ribei­rão Preto realizará três audi­ências públicas para discutir o projeto nº 11/2022, de autoria do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), que disciplina o par­celamento, o uso e a ocupa­ção do solo no município.

A primeira reunião será na próxima quarta-feira, 27 de abril, e as outras duas em 4 e 11 de maio, duas quartas-feiras, sem­pre a partir das 18h30, no plená­rio Jornalista Orlando Vitaliano do Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República, região Central da cidade.

O projeto da Lei de Parcela­mento, Uso e Ocupação do Solo foi protocolado na Casa de Leis pelo Executivo em 25 de feverei­ro. O documento tem 301 arti­gos e foi entregue ao presidente do Legislativo, Alessandro Ma­raca (MDB). A peça foi levada à Câmara pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Gobbi (PP), acompa­nhado pelo secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar.

O documento passa por apreciação do Legislativo para novas análises técnicas e audi­ências públicas, e em seguida, será votado pelos vereadores. O trabalho de revisão e de produção dos novos textos da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo teve início em março de 2019. A prefei­tura realizou cerca de cinco mil horas de discussões téc­nicas, além de 13 audiências públicas, com mais de 600 contribuições da sociedade, entidades de classe, associa­ções e da população em geral.

A equipe técnica promoveu um trabalho preciso de qualifi­cação das sugestões, das quais couberam incorporações aos textos da lei. Já o projeto de re­visão do Código do Meio Am­biente, outra peça complemen­tar ao Plano Diretor de Ribeirão Preto, seria enviado para a Câ­mara de Vereadores em abril.

A prefeitura realizou três audiências públicas para tratar do assunto com a população. As reuniões renderam cerca de 300 sugestões da sociedade civil para o projeto. As infor­mações são da secretária mu­nicipal do Meio Ambiente, a arquiteta e urbanista Catherine D’Andrea.

Das onze leis complemen­tares do Plano Diretor, ainda estão em fase de discussão o Plano de Saneamento Básico, o de Educação e o Código Muni­cipal do Meio Ambiente. Estão em análise na Câmara o Plano de Mobilidade, o Código de Posturas Municipais e o Plano Local de Habitação de Interes­se Social (PLHIS).

Já foram aprovados pelos vereadores e sancionados pelo prefeito o Plano Municipal de Turismo, a Lei de Habitação de Interesse Social (HIS), o Có­digo Sanitário e o Código de Obras. A “Lei do Solo” trata de regras, parâmetros e normativos que regulam o parcelamento do solo em Ribeirão Preto na produção de loteamentos, des­membramentos e desdobros de grandes áreas não urbanizadas.

É uma das onze leis com­plementares do Plano Diretor do Município, que desde 2018 estão sendo revisadas. Eram 13 na época, mas houve mudanças. Entende-se que a consolidação de todos esses parâmetros traça­dos possibilitará o crescimento físico ordenado do município e o desenvolvimento social, am­biental e econômico.

A revisão e a atualização do Plano Diretor ocorreram após quase 23 anos de vigência da legislação anterior. O proces­so que estabeleceu a revisão do Plano Diretor contou com seis audiências públicas e a participação de 504 pessoas, com 242 contribuições apre­sentadas, sendo a maioria aco­lhida e incluída no projeto.

Em 27 de abril de 2018, Duarte Nogueira sancionou a revisão aprovada pela Câmara de Vereadores e encaminhou o cronograma de trabalho para que as legislações complemen­tares e planos setoriais de regu­lamentação fossem concluídos até abril de 2019.

Porém, isso não foi possível. Antes, a última revisão do Plano Diretor havia sido feita quase 20 anos atrás, em 2003, com base em projeto original de 1995. O objetivo da prefeitura era cum­prir todas as etapas para implan­tação das matérias até abril de 2019, o que não ocorreu.

A situação das onze leis complementares
– Leis em discussão
Plano de Saneamento Básico
Plano Municipal de Educação
Código Municipal do Meio Ambiente

– Projetos em apreciação na Câmara
Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo
Plano de Mobilidade
Código de Posturas Municipais
Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)

– Leis aprovadas e sancionadas
Plano Municipal de Turismo
Lei de Habitação de Interesse Social (HIS)
Código Sanitário
Código de Obras

Postagens relacionadas

Grupo de RP questiona deputados sobre ‘Fundão’

Redação

Raquel defende prisão após segunda instância

Redação 1

Pesquisa: 96,4% são contra 27 vereadores

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com