Com uma programação repleta de nomes estrelados do universo sertanejo, o Ribeirão Rodeo Music será realizado a partir desta quarta-feira, 20 de abril, véspera do feriado do Dia da Inconfidência (o popular “Dia de Tiradentes”), segue até sábado (23) e depois retorna no dia 30, antes do Dia Internacional do Trabalho, celebrado no domingo, 1º de maio.
Durante cinco dias, o Parque Permanente de Exposições – o popular “recinto da Feapam” –, na avenida Orestes Lopes de Camargo nº 350, Jardim Jóquei Clube, Zona Norte, terá programação esportiva, artística e também cultural, reforçando as raízes sertanejas por meio da culinária e da música. Não haverá programação na quinta-feira (21), Dia de Tiradentes.
Nesta quarta-feira (20), abrem a programação artística os sertanejos Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus e Pedro Sampaio. Na quinta-feira (21) acontece a tradicional Queima do Alho com atrações culturais. Na sexta-feira (22), Henrique & Juliano, Bruno & Marrone e Ícaro & Gilmar fazem a alegria do público.
No sábado (23) será a vez de Barões da Pisadinha, Clayton & Romario, Gustavo Mioto e Dennis DJ. A programação musical do evento dá uma pausa e retorna em grande estilo no dia 30, sábado. Vão subir ao palco no Parque Permanente de Exposições Gusttavo Lima e o projeto Os Menotti, da dupla César Menotti & Fabiano e os DJs do Dubdogz.
Ao todo, o Ribeirão Rodeo Music terá cinco dias de programação esportiva, artística e também cultural. “A grade artística traz os principais artistas do universo sertanejo e da música nacional e promete levar alegria e entretenimento de qualidade ao nosso público fiel”, afirma Matheus Calil, um dos organizadores.
Competições
Além das atrações musicais, o evento também se destaca pelas provas cronometradas e montarias em cavalo e touro, que reúnem os principais nomes do circuito e campeões em rodeios de destaque. O rodeio prevê vaga para a classificatória internacional da Liga Nacional de Rodeio (LNR), levando competidores para rodeios nos Estados Unidos, além de contar com a presença de ícones musicais desse universo.
Todo ano, a programação esportiva conta com a presença dos principais nomes do circuito nas provas cronometradas e montarias em cavalo e touro. A disputa das montarias em touro é válida pela Liga Nacional de Rodeio. Nos dias 20, 22 e 23 de abril, a arena do Ribeirão Rodeo Music receberá as competições de montaria em touros, sela americana e bareback. As montarias em touros acontecem pela Liga Nacional de Rodeio.
Serão 28 competidores em busca do título de campeão. O vencedor desta modalidade garante vaga para disputar a final do campeonato na famosa Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, em agosto, além de ganhar a chance de ir para os Estados Unidos por meio do Projeto “Development Program”.
Este programa conta com a parceria da LNR e é realizado pela Professional Rodeo Cowboys Association (PRCA) para dar oportunidade a jovens atletas de desenvolver, por meio de treinamentos, suas carreiras no país norte-americano. Já na sela americana, a competição acontece pela LNR Bronc Riders e o atleta vencedor também garante vaga no “Development Program”.
Esta modalidade de montaria em cavalos é a mais tradicional do rodeio mundial. O campeão da modalidade bareback também garantirá o seu lugar para os treinamentos e oportunidades de desenvolvimento em solo americano. O campeonato no Ribeirão Rodeo Music também acontece pela LNR Bronc Riders. Este estilo de prova nasceu nos Estados Unidos, porém é mais recente. Nele, o competidor monta diretamente no dorso do cavalo.
Venda de ingressos
Os ingressos para o Ribeirão Rodeo Music estão à venda no site https://www.ribeiraorodeomusic.com.br/. O lote promocional do passaporte, que dá direito ao acesso em todos os dias, ainda está sendo vendido por R$ 180 no cartão ou R$ 170 para pagamento em dinheiro.
Os valores mudam de acordo com a demanda. As informações estão no site do evento. Também estão à venda na loja Oscar Calçados, na rua Álvares Cabral nº 470, Centro de Ribeirão Preto. O horário de funcionamento do estabelecimento vai de segunda a sexta-feira das nove às 18 horas, e aos sábados das nove às 17 horas. Há descontos para pagamento em dinheiro.
O evento se consolidou como o principal festival da cultura sertaneja na região. O uso de máscara é opcional. Para acessar o espaço será exigido o comprovante vacinal completo ou teste negativo (PCR 48 horas ou antígeno 24 horas). O comprovante pode ser físico, carteira de vacinação ou digital, pelo aplicativo Conecte SUS.
PM garante reforço para o Rodeo Music
Dentre as principais novidades do RRM deste ano está uma ação inédita em toda a região de Ribeirão Preto, em parceria com a Polícia Militar, que proporcionará maior segurança para as 150 mil pessoas esperadas nos quatro dias de festa.
As câmeras de segurança e de monitoramento – dentro e no entorno do evento – contarão com serviço de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas de veículos. Também haverá em algumas catracas de entrada do RRM uma triagem para impressões digitais.
Toda esta tecnologia estará “linkada” junto ao Sistema de Inteligência da Polícia Militar para um cruzamento de dados direto e em tempo real. “Com esta iniciativa seremos alertados com precocidade para agirmos com assertividade tanto nas imediações quanto dentro do evento, prevenindo possíveis delitos”, explica o tenente-coronel da Polícia Militar, Rodrigo Quintino.
O Ribeirão Rodeo Music contará com um posto de comando no interior da festa com uma sala reservada para monitoramento a ser feito pela segurança privada e apoiada pela Polícia Militar. “Além disso, criaremos em nosso quartel uma Sala de Situação para um gerenciamento de nível mais estratégico do evento comandado por um policial militar”, diz.
Neste ambiente teremos replicados os avisos e as informações mais importantes para que este policial coordene em tempo real todas as ações e abordagens necessárias junto às equipes e viaturas da PM”, pontua o Tenente Coronel Rodrigo Quintino. “Esta iniciativa dos sistemas privado e público viabilizará uma segurança de maior qualidade ao público, bem como poderá ser útil para futuras investigações”, completa.