O Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, já está com sua fachada iluminada de vermelho para incentivar a doação de sangue. A ação é uma parceria do projeto itinerante Hemocentro SAS Brasil com a prefeitura e vai até esta quinta-feira (21), feriado da Inconfidência Mineira, o popular “Dia de Tiradentes” – homenageia José Joaquim da Silva Xavier (1746-1792).
A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, uniu-se à Drogaria São Paulo e à Roche para retomar uma ação inovadora: o Hemocentro Itinerante SAS Brasil. O banco de sangue móvel chegou a Ribeirão Preto na manhã desta segunda-feira e ficará na cidade até quinta-feira.
As doações poderão ser feitas das oito às 12 horas, na Esplanada do Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral nº 370, com agendamento prévio pelo site sasbrasil.org.br/hemocentro. Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país.
Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando potencialmente quase 9 mil pacientes. Durante a campanha, a carreta foi adaptada para as doações em linha com as normas de segurança sanitária de prevenção à covid-19.
Em 2021, centenas de pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiaram mais de cinco mil pacientes que precisam de transfusão. Em 2022, 987 pessoas já fizeram a doação de sangue e mais de 3,9 mil serão potencialmente beneficiadas. Já são 469 litros de sangue doados só neste ano. A carreta já rodou mais de 765 quilômetros em 2022.
Como efeito da pandemia, os estoques de sangue nos hemocentros sofreram reduções drásticas. O quadro, mesmo antes da covid-19, já era crítico. Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,6% da população brasileira doa sangue – o equivalente a apenas 16 a cada 1.000 pessoas. A taxa ideal, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 5%.
Neste mês, a fachada do Pedro II foi iluminada de azul em referência ao Dia da Conscientização do Autismo. Também aderiu ao Março Lilás, de conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer do colo de útero. Em fevereiro, ganhou novas cores em alusão à campanha Fevereiro Roxo e Laranja para conscientizar a população sobre o combate a doenças como lúpus, fibromialgia, mal de Alzheimer e leucemia.
No início do ano aderiu à campanha “Todos contra a hanseníase”, da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), durante o Janeiro Roxo, dedicado a ações de conscientização sobre a doença, que está na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN).
Aderiu também ao Outubro Rosa para apoiar a campanha de conscientização e alerta para as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
O Pedro II ainda participou da campanha “Novembro Azul”, dedicada à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, em prol da saúde do homem, e do “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, entre outras.