O Polo Cervejeiro, Núcleo Setorial do Projeto Empreender da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), lançou nesta segunda-feira, 18 de abril, o evento Polo RP Beer Show, que será realizado entre 8 e 10 de setembro e terá a 10ª edição da South Beer Cup, conhecida como a “Libertadores da América da Cerveja”.
O polo, que reúne onze cervejarias independentes, será responsável pela organização do evento, realizado pela primeira vez em 2011, em Buenos Aires. Desde então, a sede se reveza entre Brasil e Argentina. Adiada em 2020 e 2021 por conta da pandemia, a competição volta a ser realizada em 2022.
Seguirá o formato adotado em 2019 que lhe rendeu o apelido de “The Champions”: somente cervejarias independentes ganhadoras de medalha de ouro em concursos principais poderão se inscrever. Além da competição sul-americana, o evento com três dias de duração, inclui também a 1ª Copa Paulista de Cerveja Artesanal.
Este evento é aberto a todas as cervejarias registradas no Estado de São Paulo, e uma competição para homebrewers, que irá prestigiar cervejeiros caseiros de todo o Brasil. Além disso, a programação contará também com o 1º Meeting da Cerveja Artesanal e o 1º Festival de Cervejas Artesanais para difusão da cultura cervejeira, com gastronomia e atrações artísticas.
A 10ª edição da South Beer Cup integra a programação do segundo Festival Cervejeiro que o polo promove na cidade. O primeiro foi realizado em 2019, trazendo shows, gastronomia e a participação de cervejarias da região. A iniciativa tem o apoio da prefeitura de Ribeirão Preto.
A quantidade de cervejarias não para de crescer no Brasil. De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, divulgado em abril do ano passado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), existem 1.383 cervejarias registradas no país. O número é 14,4% maior do que o registrado no ano anterior, de 1.209.
São 174 a mais. No caso dos municípios, o maior crescimento foi o registrado em Ribeirão Preto (aumento de 50%) e São Paulo (44%). O parque cervejeiro ribeirão-pretano em 2020, segundo o anuário, era de 15 unidades, contra dez do ano anterior – eram oito em 2018 e sete em 2017. O novo balanço deve ser divulgado no próximo mês.
O prefeito Duarte Nogueira participou do evento e em seu discurso falou sobre a tradição da cidade no setor cervejeiro. “Existe uma lei de 1972 que institui a Festa da Cerveja de Ribeirão Preto e completa seu cinquentenário em 28 de abril. Isso demonstra que a cidade tem há muito tempo essa vocação para a cultura cervejeira. E eventos como o Polo RP Beer Show, além de consolidar ainda mais essa vocação, movimentam o turismo e a economia local”, disse.
Atualmente o Polo Cervejeiro conta com 11 das 15 cervejarias artesanais de Ribeirão Preto. “O Polo Cervejeiro tem como principal objetivo promover ao público de Ribeirão Preto e sua região de influência a paixão pela cultura da cerveja, despertando e disseminando o interesse pela apreciação de diferentes sabores e estilos, por sua história, seu processo de produção e sua relação com a diversão e a socialização”, explica Carlos Ferreira, gestor de comunicação da Acirp.