Começou nesta quinta-feira, 14 de abril, a concretagem do segundo módulo fechado do túnel que está sendo construído no local da antiga praça Salvador Spadoni, sob a avenida Nove de Julho, no Jardim Sumaré, que permitirá ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, na Zona Sul. Ao todo, serão implantados 20 módulos (nove fechados e onze abertos) em toda a extensão da obra, que conta hoje com 14% das intervenções concluídas.
Nesta primeira etapa da concretagem, serão utilizados 74 metros cúbicos de cimento, cerca de dez caminhões betoneiras, na laje que mede 50 centímetros. Na próxima semana começa a instalação das ferragens das paredes do módulo, que também possuem a espessura de 50 centímetros, para início da concretagem.
A obra vai beneficiar entre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5,4 mil veículos que transitam pela região. A intervenção é uma das quatro obras paradas de um total de 30 que integram o pacote do Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade).
A Rual Construções e Comércio Ltda., de São Paulo, venceu a licitação que envolve as obras de conclusão do túnel sob a praça Salvador Spadoni. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município de 22 de fevereiro. A prefeitura vai pagar mais R$ 27.185.960,56 e a previsão é que a obra seja concluída em 18 meses, em setembro de 2023.
A obra está muito atrasada. A previsão inicial para a conclusão era dezembro do ano passado. O valor original do contrato assinado com a Contersolo Construtora em 2020 era de R$ 19.882.700,02, mas a empresa realizou apenas 14% dos serviços antes de desistir da obra alegando inviabilidade financeira por causa do aumento do preço de insumos como o aço.
No total, o investimento na obra ficará R$ 7.303.260,54 ou 36,7% acima do original. O valor previsto no primeiro edital era de R$ 25.706.975,99. O local foi interditado em agosto de 2020, mas seis meses depois a empresa abandonou a obra alegando que o valor do contrato não seria suficiente para concluir o túnel da praça Salvador Spadoni.
O túnel terá 381 metros de extensão. São 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e cinco metros de altura, além de 19 módulos (nove totalmente fechados e dez de acesso). O equipamento viário será iluminaado e terá duas claraboias de ventilação.
Também terá sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas para retirada da água – duas funcionando e uma de reserva – capaz de bombear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança com 1,2 metro de largura.
O acesso do túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, criando um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.
O investimento total no Ribeirão Mobilidade se aproxima de R$ 500 milhões. São R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.
Cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade já estão licitadas ou em processo de licitação. São mais de 30 projetos no total. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
O túnel da praça Salvador Spadoni
Valor contratado: R$ 19.882.700,02
Vencedora da licitação: Contersolo Construtora
Início: agosto de 2020
Já realizado: 14%
Previsão inicial: dezembro de 2021
Novo prazo: setembro de 2023
Valor da nova licitação: R$ 27.185.960,56
Aporte: R$ 7.303.260,54
Custo ‘extra’: 36,7%
Empresa: Rual Construções e Comércio Ltda.