Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Ribeirão Mobilidade – Novo túnel passa por concretagem

GUILHERME SIRCILI

Começou nesta quinta-feira, 14 de abril, a concretagem do segundo módulo fechado do túnel que está sendo construído no local da antiga praça Salvador Spadoni, sob a avenida Nove de Julho, no Jardim Sumaré, que permitirá ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, na Zona Sul. Ao todo, serão implantados 20 módulos (nove fechados e onze abertos) em toda a extensão da obra, que conta hoje com 14% das intervenções concluídas.

Nesta primeira etapa da concretagem, serão utilizados 74 metros cúbicos de cimento, cerca de dez caminhões be­toneiras, na laje que mede 50 centímetros. Na próxima se­mana começa a instalação das ferragens das paredes do mó­dulo, que também possuem a espessura de 50 centímetros, para início da concretagem.

A obra vai beneficiar en­tre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5,4 mil veículos que transitam pela região. A intervenção é uma das quatro obras paradas de um total de 30 que integram o pacote do Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade).

A Rual Construções e Co­mércio Ltda., de São Paulo, venceu a licitação que envolve as obras de conclusão do túnel sob a praça Salvador Spadoni. O edital foi publicado no Diá­rio Oficial do Município de 22 de fevereiro. A prefeitura vai pagar mais R$ 27.185.960,56 e a previsão é que a obra seja concluída em 18 meses, em se­tembro de 2023.

A obra está muito atrasada. A previsão inicial para a con­clusão era dezembro do ano passado. O valor original do contrato assinado com a Con­tersolo Construtora em 2020 era de R$ 19.882.700,02, mas a empresa realizou apenas 14% dos serviços antes de desistir da obra alegando inviabili­dade financeira por causa do aumento do preço de insumos como o aço.

No total, o investimento na obra ficará R$ 7.303.260,54 ou 36,7% acima do original. O valor previsto no primeiro edital era de R$ 25.706.975,99. O local foi interditado em agosto de 2020, mas seis meses depois a empresa abandonou a obra alegando que o valor do contrato não seria su­ficiente para concluir o túnel da praça Salvador Spadoni.

O túnel terá 381 metros de extensão. São 178 metros fechados e 203 metros de ram­pas de acesso, com 7,5 metros de largura e cinco metros de altura, além de 19 módulos (nove totalmente fechados e dez de acesso). O equipamento viário será iluminaado e terá duas claraboias de ventilação.

Também terá sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas para retira­da da água – duas funcionando e uma de reserva – capaz de bom­bear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança com 1,2 metro de largura.

O acesso do túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, criando um fluxo livre com semáforos ape­nas na parte externa do túnel.

O investimento total no Ribeirão Mobilidade se apro­xima de R$ 500 milhões. São R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Finan­ciamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

Cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade já estão licitadas ou em proces­so de licitação. São mais de 30 projetos no total. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percor­rendo as principais avenidas do município, além de pon­tes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do trans­porte público.

O túnel da praça Salvador Spadoni
Valor contratado: R$ 19.882.700,02
Vencedora da licitação: Contersolo Construtora
Início: agosto de 2020
Já realizado: 14%
Previsão inicial: dezembro de 2021
Novo prazo: setembro de 2023
Valor da nova licitação: R$ 27.185.960,56
Aporte: R$ 7.303.260,54
Custo ‘extra’: 36,7%
Empresa: Rual Construções e Comércio Ltda.

Postagens relacionadas

Maus tratos a animais – Crueldade, muito além do abandono

Redação

Pista de skate já estimula crianças

William Teodoro

Botafogo domina Chape, mas peca nas finalizações e empata mais uma

Hugo Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com