Disputa foi realizada na manhã desta quinta-feira (14) na B3 e teve a CEF como organizadora
A Soma Ambiental e a Seleta, que juntas formam o Consórcio S, venceram o leilão da concessão de resíduos sólidos do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande). O grupo fez uma oferta de 30,17% de desconto sobre a tarifa.
Também esteve no pleito pela concessão a ViaSolo, parceira da Solví e da construtora Barbosa Mello. Eles propuseram um desconto de 0,21% sobre a tarifa.
Com o triunfo, o grupo vai assumir pelo período de 30 anos a operação de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos do bloco regional. O projeto prevê investimentos de R$ 165 milhões em obras e equipamentos, além de despesas operacionais estimadas em R$ 944 milhões.
O projeto é pioneiro justamente por ser o primeiro contrato regional do setor de resíduos sólidos e teve adesão de oito cidades mineiras: Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta, Planura, Sacramento, Uberaba e Veríssimo.
Jorge Saquy Neto, sócio do grupo vencedor afirmou que o lance foi agressivo e reiterou que a companhia conhece bem a região.
“Temos um orgulho enorme e fomos muito agressivos no nosso desconto. Estamos há 12 anos em Uberaba, somos da região, conhecemos a cidade e estamos muito felizes de continuar por mais 30 anos a desenvolver região. Estamos há um ano e meio estudando o projeto”, disse ele, logo após a vitória.
O projeto para a concessão é inédito e foi formatado nos moldes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Marco Legal do Saneamento, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Cerca de 433 mil pessoas devem ser beneficiadas com o projeto.