Tribuna Ribeirão
Geral

Theatro Pedro II ficará vermelho

DIVULGAÇÃO

O Theatro Pedro II, no Quarteirão paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, terá sua fachada iluminada de vermelho entre os dias 18 e 21 de abril como forma de in­centivo à doação de sangue. A ação é uma parceria do projeto itinerante Hemocentro SAS Brasil com a prefeitura.

A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, uniu-se à Droga­ria São Paulo e à Roche para retomar uma ação inovadora: o Hemocentro Itinerante SAS Brasil. O banco de sangue mó­vel chega a Ribeirão Preto na segunda-feira (18) e ficará na cidade até quinta-feira (21).

As doações poderão ser fei­tas das oito às 12 horas, na Es­planada do Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral nº 370, com agendamento prévio pelo site sasbrasil.org.br/hemocentro. Em 2020, a SAS Brasil deu iní­cio ao Hemocentro Itinerante com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos he­mocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país.

Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doa­ram, beneficiando potencial­mente quase 9 mil pacientes. Durante a campanha, a car­reta foi adaptada para as doa­ções em linha com as normas de segurança sanitária de prevenção à covid-19.

Em 2021, centenas de pes­soas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiaram mais de cinco mil pacientes que precisam de transfusão. Em 2022, 987 pessoas já fize­ram a doação de sangue e mais de 3,9 mil serão potencialmen­te beneficiadas. Já são 469 li­tros de sangue doados só neste ano. A carreta já rodou mais de 765 quilômetros em 2022.

Como efeito da pandemia, os estoques de sangue nos he­mocentros sofreram reduções drásticas. O quadro, mesmo antes da covid-19, já era crí­tico. Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,6% da população brasileira doa sangue – o equivalente a apenas 16 a cada 1.000 pesso­as. A taxa ideal, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 5%.

A Páscoa simboliza espe­rança de uma vida nova. Doar sangue leva esperança de vida às pessoas que estão em trata­mento e dependem desse pre­cioso componente vital. Uma única doação pode salvar até quatro pacientes. Por isso, doar sangue nesta Semana Santa é doar esperança para quem precisa e, com esse conceito, a campanha institu­cional do GSH Banco de San­gue de Ribeirão Preto con­vida a população para doar sangue e salvar vidas.

“Uma doce atitude carrega um ato de amor”, é com essa mensagem que o Banco de Sangue está recebendo os seus doadores neste período de Páscoa, e os presenteando com uma deliciosa caixa de bom­bons de chocolate, entre esta quinta-feira (14) e o Domingo de Páscoa (17).

Fica na rua Quintino Bo­caiúva nº 975, na Vila Seixas, na região Central – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830. O local dis­põe de uma infraestrutura am­pla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospita­lar, para acolher o doador de sangue, atendendo de segunda a sábado, das sete às 18 horas.

Para quem quiser doar ao Hemocentro de Ribeirão Preto, basta comparecer ao campus da Universidade de São Paulo (USP) ou no posto de coleta da rua Quintino Bocaiuva nº 470, Centro. Se preferir pode agen­dar pelo 0800-9796049 ou pelo site hemocentro.fmrp.usp.br.

O Banco de Sangue de Ser­tãozinho fica na rua Epitácio Pessoa nº 1.401, Centro. Mais informações pelos telefones (16) 3942-3404 ou 98169-0001. O Hemocentro abastece cinco hospitais de Ribeirão Preto, além de 40 cidades da região.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Fórmula Ribeirão – Academia Completa

Redação 1

Mesmo sem aval da Anvisa, São Paulo já conta com 11 milhões de doses da Coronavac

William Teodoro

Erros de higiene na cozinha colocam a saúde em risco, aponta pesquisa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com