Tribuna Ribeirão
Cultura

Cia Raros Circus é selecionada para o Festival Internacional do Circo

Divulgação

A companhia de Circo Teatro Raros Circus, de Ribeirão Preto, está entre os grupos selecionados para a 4ª edição do Festival Internacional do Circo (FIC), que neste ano é realizado em formato híbrido, com apresentações presencias e online em diversas regiões da cidade de São Paulo, no período de 23 de março a 17 de abril. Nesta segunda participação no evento, a Cia Raros Circus apresenta o espetáculo “Reciclown”, em sessão única no próximo dia 14 (quinta-feira), às 10hs no Teatro Flávio Império, na zona Leste da capital paulista.

Para Fábio Brasileiro, ator e coordenador geral da companhia, estar entre os 71 grupos – de diferentes países – que compõem esta edição do FIC é um privilégio e uma honra. “Esse festival é uma vitrine muito importante. A seleção, feita por edital, adota quesitos bastante rigorosos e ter nosso trabalho escolhido entre os melhores inscritos, nos mostra que estamos no caminho certo e, também, aumenta nossa responsabilidade com o público”, ressalta.

O coordenador da Cia Raros também comenta a simbologia que a retomada das apresentações presenciais carrega. “O que alimenta o artista é o contato com o público – suspenso há dois anos em função da pandemia. Então, o FIC 2022 acontece num momento especial de reviver tudo o que ficou adormecido. Poder estar com contato direto com a plateia é sempre uma outra história”, comemora Fábio Brasileiro.

Mesmo sendo um festival jovem – a primeira edição foi em 2018 – o FIC é conhecido por ser pensado e realizado por artistas e representantes da arte circense, com o objetivo de fortalecer e conquistar políticas públicas para esse segmento. “É um evento que busca apresentar o circo com outras possibilidades além da técnica pela técnica, expandindo o campo de atuação cênica e o intercâmbio de linguagens com outras artes. E isso é fantástico”, avalia Brasileiro.

Segunda o coordenador geral da Cia Raros, nesta edição do Festival Internacional do Circo, a abordagem da temática ambiental foi um viés positivo para a seleção do espetáculo “Reciclown Circus”. Sem abrir mão da identidade cômica circense, o trabalho coloca em debate a questão da produção de lixo, do cuidado com o planeta e do reuso dos materiais descartados pela sociedade diariamente, propondo reflexões acerca da postura e da responsabilidade de cada um neste contexto.

Poético e divertido, “Reciclown” tem roteiro alinhavado pela conversa de um gari e de um catador de materiais reciclados, cada um colocando um ponto de vista diferente acerca do tema. João Marcílio, artista da Raros Circus, conta que a inspiração para o trabalho veio da observação da produção de lixo pelos brasileiros, que tem um dos maiores crescimentos do mundo. “A intenção é usar a ludicidade para falar de separação, reutilização e reciclagem do lixo e sobre conscientização e transformação do modo como lidamos com isso”, fala Marcílio.

Atualmente o espetáculo realiza circulação por 14 cidades do interior de São Paulo, onde as sessões de “Reciclown Circus” reúnem três momentos: oficina de malabarismo com materiais reciclados, apresentação da peça e roda de conversa com o público. Em abril, a companhia encerra a temporada escolar do espetáculo, com mais quatro apresentações em Ribeirão Preto e cidades da região. Em 2021, a peça circulou por dez cidades consideradas as mais poluídas do Brasil – todas no Estado de São Paulo – além de circuitos online.

Para acompanhar a programação online do Festival Internacional do Circo, basta acessar o endereço http://www.festivalinternacionaldecircosp.com.

Sobre a Cia Raros Circus
Fundada em 2016 em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circus é um grupo circense de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Cia Raros Circus realiza apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil, como o sertão nordestino, além de circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças.
Em 2018 e 2019, o grupo foi premiado com o edital ProAC de número circense e de produção e circulação de espetáculos circenses, respectivamente com “Clownflitos Amorosos” e “Clownfusão, os Internacionalmente desconhecidos”, que permitiu a apresentação online deste espetáculo em 69 unidades da Fundação Casa. Também pelo ProAC, a produção “Reciclown Circus” foi vista virtualmente pelo público das dez cidades que mais sofrem com a poluição no Estado de São Paulo.

A companhia é presença constante – e premiada – em festivais nacionais, como o Festival Internacional de Circo (FIC), Festival Paulista de Circo, Festival Arte por Todo Lugar, Festival Circo na Praça e Festival de Janeiro. Oficinas formativas também compõem o cardápio de atuação da Raros Circus. Para conhecer melhor, acesse http://www.instagram.com/ciararoscircus/ e http://www.facebook.com/ciararoscircus.

Serviço
Espetáculo “Reciclown Circus”, com Cia Raros Circus – no Festival Internacional do Circo (FIC)
Data e horário: 14 de Abril, 10h
Local: Teatro Flávio Império, em São Paulo – R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba, São Paulo – SP, 03721-010 | Tel: (11) 2621-2719

Postagens relacionadas

Pesquisadora de Ribeirão Preto é a única brasileira selecionada como bolsista do Portulans Institute

William Teodoro

Alma estreia ópera em RP

Redação 1

Drake supera Elvis Presley com mais hits no top 10 da Billboard

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com