Neste mês, o Clube do Livro vai debater o romance “A Cor Púrpura”, da premiada escritora norte-americana Alice Walker. A bibliotecária Gabriela Pedrão fará a mediação da roda de conversa em 23 de abril. Publicado em 1982, o livro tem o racismo como pano de fundo de uma história de abuso sexual incestuoso de uma adolescente de 14 anos.
Ambientada no Sul dos Estados Unidos, a narrativa é alinhavada com temas como machismo, amizade, amor, falta de acesso à educação pelas mulheres, entre outras questões. Famoso pela adaptação para o cinema, em 1985, com direção de Steven Spielberg, música de Quincy Jones e Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey, Danny Glover, Laurence Fishburne e Margaret Avery no elenco, o livro “A Cor Púrpura” também coleciona diversos prêmios, incluindo um Pulitzer.
Entre 18 e 20 de março, o espetáculo “A Cor Púrpura – O musical”, apresentado pelo Ministério do Turismo (MTur) e por Bradesco Seguros, esteve em cartaz no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Subiram ao palco Letícia Soares e mais 16 atores, sob a direção do ribeirão-pretano Tadeu Aguiar, com versão brasileira de Artur Xexéo (1951-2021).
O musical iniciou sua temporada em setembro de 2019, fazendo um extremo sucesso de público e crítica. Recebeu 74 prêmios e 87 indicações – duas delas ainda sem resultados divulgados. Foram 82 apresentações, distribuídas entre Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador alcançando um público de 54.445 espectadores.
A sessão do Clube do Livro acontece em, 23 de abril, sábado, às 16 horas, com possibilidade de participação presencial, na sede da Fundação do Livro e Leitura, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, Jardim América, Zona Sul de Ribeirão Preto, ou pela plataforma Zoom, com link de acesso https://us02web.zoom.us/j/87824676359.
A programação de 2022 do Clube do Livro foi aberta em 22 de janeiro. O livro escolhido pelos participantes para leitura e análise foi “Ciranda de Pedra”, de Lygia Fagundes Telles (a data de nascimento da autora está sendo revista após o encontro de novos documentos: pode ser 1918- 2022 ou 1923-2022). Em 19 de fevereiro foi a vez de “Sul da fronteira, oeste do Sol”, uma das obras mais aclamadas de Haruki Murakami.
Em março, o projeto da Fundação do Livro e Leitura debateu a obra “Agnes Grey”, da autora britânica Anne Brontë (1820- 1849), nascida na Inglaterra. Sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão, o Clube do Livro busca oferecer uma experiência plural de diferentes literaturas ao redor do mundo. Desde o Brasil a países europeus e asiáticos.