Tribuna Ribeirão
Esportes

Polêmico e bilionário, estádio de Lusail receberá até 4 jogos do Brasil na Copa

A seleção brasileira po­derá atuar no maior estádio da Copa do Mundo do Ca­tar por quatro vezes ao longo da competição. Na primeira fase, serão dois jogos no Está­dio Nacional de Lusail e, nas fases mata-mata, outros dois duelos serão somados, a de­pender da classificação como primeiro ou segundo coloca­do do Grupo G. Após o sor­teio que definiu os grupos do Mundial, a Fifa divulgou os horários dos jogos e estádios que abrigarão os confrontos do evento. O Brasil enfrenta­rá Sérvia, Suíça e Camarões.

O Estádio Lusail tem ca­pacidade para 80 mil pessoas e teve sua construção iniciada em 2017. Foi concluído em no­vembro de 2021, sendo a última arena do Mundial a ficar pron­ta. Além de seis jogos da fase de grupos, ela receberá partidas de todas as etapas da Copa: oi­tavas, quartas, semifinal e final. A grande decisão da Copa do Mundo está agendada para 18 de dezembro, um domingo, às 12h (horário de Brasília).

Lusail é uma cidade em construção. Ela nasceu do zero há mais de uma década e, em meio ao deserto catari, pro­mete se tornar lar de cerca de 200 mil pessoas, alocadas em 38 quilômetros quadrados de área. O investimento, incluin­do o valor gasto no estádio, está na casa dos R$ 170 bilhões. O custo da construção da arena, isoladamente, é de aproxima­damente R$ 3,5 bilhões.

Inspiração e legado
A composição arquitetô­nica externa do Estádio de Lusail faz alusão às lanternas fanar e sua interação de luz e sombra. Já seu formato se inspira em tigelas e vasos tí­picos do Oriente Médio. Sem clubes na região, a organiza­ção da Copa do Mundo do Catar se preocupou com o legado que essa arena deixará na cidade. Por isso, o estádio será remodelado interna­mente após o Mundial, dan­do lugar a escolas, hospital e um centro comercial.

Situação dos trabalhadores
Erguido por construtoras do Catar e da China, o Está­dio de Lusail é parte central das denúncias da situação precária dos trabalhados da construção civil no país. Em 2021, uma publicação do jornal inglês The Guardian apontou que 6,5 mil traba­lhadores estrangeiros morre­ram em obras relacionadas ao Mundial. A Anistia In­ternacional reitera seguidas denúncias, e a Fifa diz estar conversando com o Catar so­bre o tema. Não é de hoje que esse trato vem acontecendo.

Caminho do Brasil
O Brasil inicia sua traje­tória na Copa enfrentando a Sérvia em Lusail. A estreia da seleção ocorrerá no dia 24 de novembro, às 16h (de Brasília). O Catar tem fuso horário de 6h para frente em relação ao Brasil. Os brasilei­ros voltam a jogar no mesmo local na terceira rodada da fase de grupos, na partida contra Camarões, marcada para dia 02 de dezembro, novamente às 16h.

Caso avance com a primeira colocação do Grupo G – que tem as companhias de Sérvia, Suíça e Camarões -, a seleção brasileira poderá voltar ao Estádio Lusail nas fases semifinal e final, tota­lizando quatro partidas na are­na. Se ficar no segundo lugar da chave, o Brasil jogará no Lusail as oitavas de final, diante do lí­der do Grupo H e só voltará ao mesmo palco na decisão.

Postagens relacionadas

Decisão diante do Atibaia

Redação 1

Dois anos da Botafogo S/A: Adalberto Baptista fala sobre dívidas, política e o Santa Cruz

Redação 1

Judoca brasileira Gabriella Mantena fatura prata no Grand Prix de Almada

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com