Tribuna Ribeirão
Cultura

Fundação do Livro e Leitura e Usina Alta Mogiana revitalizam bibliotecas da região

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e a Usina Alta Mogiana promovem, nos dias 5 e 6 de abril, uma ação de inauguração do projeto Revitalização de Bibliotecas, nas cidades de São José da Bela Vista e São Joaquim da Barra. As instituições beneficiadas são a EMEB José Renato Nogueira Ambrósio (São José da Bela Vista); E.E. Profa. Elza Miguel Francisco e Biblioteca Municipal – Dr. Carlos de Rezende Enout, ambas de São Joaquim da Barra.

Durante o lançamento dos novos espaços de leitura haverá contação de história com a atriz Fernanda Soto e Gabriel Galhardo, da Cia Zero, que contarão a história “Malala para o mundo” – uma narrativa da paquistanesa e vencedora do prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai. A ativista ficou conhecida mundialmente após ser baleada por talibãs, ao sair da escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos.

Revitalização

Segundo Bettina Pedroso (área de projetos) e Vanessa Cicilini (programação) produtoras da Fundação do Livro e Leitura, a instituição tem intenção de atuar nas cidades da região, de forma a qualificar e otimizar o funcionamento dos espaços e aparelhos que apoiam o livro e a leitura. A atividade também recebe o incentivo do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS e Proac Editais) e através da Lei de Incentivo à Cultura.

Vanessa explica que, para planejar a revitalização das bibliotecas é feita uma pesquisa de levantamento de dados que norteia a ação. “Estudamos o público atendido, perfil da comunidade em que a biblioteca ou sala de leitura se encontra e as principais demandas”, explica.

Desde 2019, a Fundação mapeia espaços e bibliotecas para a inserção no projeto de Revitalização de Bibliotecas. Com o início da pandemia, em março de 2020, a execução do projeto ficou para o segundo semestre de 2021. “Visitamos para averiguar as condições de cada espaço, considerando a unidade e suas necessidades. Em 2022, a execução do projeto permitirá o fomento da leitura em seis bibliotecas e salas de leitura, nas cidades de São Joaquim da Barra, Guará, São José da Bela Vista e Ribeirão Preto”, comenta Bettina.

“Poder realizar mais este projeto da Fundação do Livro e Leitura contando com todo suporte da Usina Alta Mogiana é uma demonstração do quanto as parcerias somam forças para executarmos o que, de fato, é necessário para a implementação de melhorias em bibliotecas da nossa região”, acrescenta a presidente da instituição, Dulce Neves. Para ela, ter bibliotecas com acervos incrementados e espaços reformulados é um importante atrativo para que a comunidade se interesse cada vez mais em ler e ampliar seu leque de oportunidades de contato com diferentes obras e autores.

Parceria com a Alta Mogiana

A gerente de gestão de pessoas da Usina Alta Mogiana, Vera Lúcia Guedes, explica que as primeiras parcerias entre a empresa e a Fundação do Livro e Leitura nasceram durante a Feira Internacional do Livro. “Com a consolidação do evento, sentimos confiança para ampliar horizontes e promover outros projetos ligados ao universo da leitura”, comenta.

Visando ampliar e promover os resultados deste incentivo, a Alta Mogiana mapeia a necessidade de instituições de ensino, com foco direcionado a bibliotecas. “Acreditamos que a educação e o conhecimento têm potencial para estimular o desenvolvimento social. Fomentar esse progresso é parte do papel social da empresa”, revela Vera.

Segundo a gerente, ao apoiar a iniciativa, a Usina Alta Mogiana se norteia pela diretriz de que o incentivo à leitura e à literatura é essencial para as crianças e jovens. E acrescenta: “a leitura traz inúmeros benefícios para a evolução do indivíduo e, quanto mais cedo essa prática for fomentada, melhor. O contato com os livros e suas histórias estimula o aprendizado, as relações afetivas, a capacidade de abstração, a criatividade e desenvolve concentração. Estamos extremamente orgulhosos de ver esses estímulos aplicados na prática”, destaca Vera.

Serviço

Data: 5 de abril | 10h

Inauguração e Contação de História “Malala para o mundo”, com Cia Zero – Fernanda Soto e Gabriel Galhardo

Local: EMEB José Renato Nogueira Ambrósio – Rua Três de Abril, 142, Vila Santa Maria, São José da Bela Vista.

Data: 5 de abril | 14h

Inauguração e Contação de História “Malala para o mundo”, com Cia Zero – Fernanda Soto e Gabriel Galhardo

Local: E.E. Profa. Elza Miguel Francisco – Rua São Paulo, 3197, São Joaquim da Barra.

Data: 6 de abril | 10h

Inauguração e Contação de História “Malala para o mundo”, com Cia Zero – Fernanda Soto e Gabriel Galhardo

Local: Biblioteca Municipal – Dr. Carlos de Rezende Enout – Rua Rio Grande do Sul, 125, Vila Santa Maria, São Joaquim da Barra.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Postagens relacionadas

A música pop do Gus Duarte Trio

Redação 1

Padre Fábio de Melo faz reflexão sobre pausa na carreira musical

Redação 1

Cauim requer ajuda para manter projetos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com