Luta de um cientista contra tuberculose
O cientista Celio Lopes Silva, da USP, vem lutando para que a sua vacina para prevenção e cura da tuberculose seja reconhecida mundialmente pelos setores da saúde pública. Ele e sua equipe procederam a estudos e mudança do DNA do bacilo de Koch, causador da tuberculose, que apesar dos avanços da ciência ainda é problema em todos os países. Ele procedeu a pesquisas e chegou a fazer uma parceria com Bill Gates e sua fundação para que se chegasse a análise dos efeitos nos macacos cujos valores são muito altos.
Depois do HIV
Depois de a ciência se defrontar com os problemas criados pela AIDS (HIV) e suas decorrências, a tuberculose voltou a preocupar todos os cientistas. E ele está com a vacina para cura e prevenção da doença em análise. Também desenvolveu por processo análogo uma vacina para cura do câncer do pescoço e cabeça que precisou ser direcionada para a veterinária (para os cães), pois os custos são altíssimos para se proceder a análise dos efeitos do medicamento em humanos. O mesmo cientista está analisando os efeitos de outra descoberta sua que é a detecção da hanseníase muitos anos antes de aparecer seus sinais convencionais de uma mancha branca, indolor, e de suas consequências.
Origem humilde
O professor Celio é da região de Araras, onde trabalhou como “pau de arara” na roça. Seus colegas de trabalho na lavoura sentiram seus avanços nos estudos e até colaboraram para que ele chegasse à graduação com o esforço da família que colocou as poucas posses à venda para estudar Biologia. Simples, com uma equipe aguerrida ele desenvolve seus trabalhos na USP.