Desde esta sexta-feira (1º) e até 10 de abril, a fachada do Theatro Pedro II, um dos principais cartões postais e referência cultural de Ribeirão Preto, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico da cidade, ficará iluminada com a cor azul em referência ao Dia da Conscientização do Autismo, celebrado neste sábado (2).
O espaço ficou meio arroxeado devido ao contraste com a fachada alaranjada. A Campanha Abril Azul foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, como uma forma de conscientizar a sociedade mundial sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para o presidente da Fundação Dom Pedro II, Nicanor Lopes, iluminar o teatro com a cor da campanha é uma forma de atrair a população para o tema. “O Pedro II apoia a campanha de conscientização do Autismo, e a maneira que temos para fazer isso é iluminando a fachada com a cor azul”, diz.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA se caracteriza por um transtorno neurológico que acarreta dificuldade de comunicação, interesse social, além de provocar comportamentos repetitivos e restritos. Mesmo não tendo cura, o diagnóstico precoce pode suavizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do autista, por isso, é importante a conscientização sobre o tema.
No mês passado, a fachada do Pedro II foi iluminada de lilás em alusão à campanha Março Lilás, de conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer do colo de útero. Em fevereiro, ganhou novas cores em alusão à campanha Fevereiro Roxo e Laranja para conscientizar a população sobre o combate a doenças como lúpus, fibromialgia, mal de Alzheimer e leucemia.
As cores têm significados específicos. A roxa conscientiza sobre lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer, sendo duas doenças autoimunes e uma degenerativa. Já a cor laranja conscientiza sobre um dos tipos mais graves de câncer, a leucemia, que é uma doença de origem desconhecida e maligna.
No início do ano aderiu à campanha “Todos contra a hanseníase”, da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), durante o Janeiro Roxo, dedicado a ações de conscientização sobre a doença, que está na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN).
Aderiu também ao Outubro Rosa para apoiar a campanha de conscientização e alerta para as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
O Pedro II ainda participou da campanha “Novembro Azul”, dedicada à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, em prol da saúde do homem, e do “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, entre outras.