Não é nenhuma novidade o amor que os brasileiros têm por cães vira-latas. De acordo com o PetCenso 2021, levantamento realizado pela DogHero para descobrir as raças mais populares, os cachorros sem raça definida são preferência da maioria dos tutores.
Eles aparecem no topo do ranking com 40%, em seguida estão shih-tzu e yorkshire terrier com 12% e 5%, respectivamente. O censo é anual e começou a ser feito em 2016 – desde então, os vira-latas estão no primeiro lugar. Para chegar ao resultado, a empresa analisa os pets cadastrados em sua plataforma em mais de 750 cidades do Brasil.
Ao todo, são 1,9 milhão de animais, sendo que 350 mil entraram no ano passado. Em comparação com o levantamento realizado no ano passado, as raças labrador e maltês deixaram o ranking, enquanto spitz e dachshund entraram, diz o censo.
O censo também apontou os nomes mais populares entre cães. Thor e Mel aparecem em primeiro lugar, seguidos de Luke e Luna, e Bob e Nina. Para completar o Top 10, na sequência estão: Theo e Amora; Fred e Meg; Apolo e Lola; Billy e Maya; Zeus e Belinha; Chico e Bela; Max e Pandora.
Felinos
A DogHero também realiza o levantamento com gatos desde 2019. Nesse caso, a preferência por SRD é quase unânime, com 98%. Em segundo e terceiro lugar estão azul russo e gato de bengala, com 0,4% e 0,3%, revela o PetCenso 2021.
Em seguida, estão siamês (0,2%), snowshoe (0,2%), himalaio (0,1%), pelo curto inglês (0,1%), abissínio (0,1%), siberiano (0,1%) e korat (0,08%). Já em relação aos nomes, Simba e Luna são os campeões, seguidos de Tom e Nina, e Chico e Mia.
O Brasil possui 33 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro, e mais doze milhões com algum gato, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o Ministério da Saúde estima que a população de caninos e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à população humana do município.
Dentro dessa estimativa, Ribeirão Preto possui entre 72 mil e 144 mil cachorros e gatos – são 720.116 habitantes, de acordo com dados de julho divulgados em agosto pelo IBGE. A cidade vai ganhar uma clínica veterinária do Programa Meu Pet. Será uma das oito novas instalações dedicadas à defesa e saúde de animais domésticos.
Ribeirão Preto receberá R$ 5 milhões do governo estadual para implantação da clínica veterinária do Programa Meu Pet, que tem o objetivo de oferecer apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos. A clínica será construída com uma estrutura média de 480 metros quadrados.
Contará com salas cirúrgicas e equipamentos, com serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endoscopia, incluindo vacinação, castração e adoção responsável. A prefeitura de Ribeirão Preto ficará responsável por indicar e ceder o terreno.
O Top 10 da cachorrada
1 – Sem raça definida (SRD): 40%
2 – Shih-tzu: 12%
3 – Yorkshire terrier: 5%
4 – Poodle: 4%
5 – Spitz alemão: 4%
6 – Lhasa apso: 3%
7 – Buldogue francês: 3%
8 – Pinscher: 3%
9 – Golden retriever: 3%
10 – Dachshund: 2%