A janela partidária, período para troca de partidos políticos autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), termina nesta sexta-feira, 1º de abril, e está movimentando o cenário regional. Até esta data, quem exerce cargo eletivo pode trocar de legenda sem ser acusado de infidelidade partidária.
Entre os políticos que trocaram de legenda está a vereadora Gláucia Berenice. Ela migrou do Democratas para o Republicanos, no começo de março, após o DEM se unir ao Partido Social Liberal (PSL) e criar o União Brasil. Outra mudança que pode acontecer envolve o deputado federal Ricardo Silva.
Ele já foi vereador e candidato a prefeito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), e agora é sondado para trocar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) por outra legenda. O destino mais provável de Silva é o Partido Verde. Na noite de terça-feira, 29 de março, a agremiação divulgou convite para a cerimônia de filiação do deputado.
A filiação aconteceria nesta quarta-feira (30), em Brasília, junto com a filiação de mais três deputados. Procurada pelo Tribuna, a assessoria do parlamentar não descartou eventual mudança, mas negou que a troca já estivesse sacramentada, por isso ele não foi à cerimônia. Segundo a assessoria, Ricardo Silva estuda convites de outras legendas.
Em relação à saída de seu pai do PSB, o deputado estadual Rafael Silva, a ideia é que os dois caminhem juntos, mas isso ainda não está decidido.
Já o ex-prefeito de Sertãozinho por quatro mandatos, Zézinho Gimenes, que estava sem partido após deixar o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), se filou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na semana passada.
Segundo o MDB, Gimenes não será candidato nas eleições de outubro deste ano, mas ajudará a legenda na disputa em função de sua experiência e penetração política. O União Brasil quer lançar o vereador de Ribeirão Preto, Paulo Modas, como candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. O convite foi feito ao parlamentar na segunda-feira, 28 de março, pelo vice-presidente estadual da sigla, deputado federal Bozzella Júnior.
A reunião ocorreu em São Paulo. Bozzella foi eleito pelo PSL, mas com a fusão do partido com o DEM passou a integrar o União Brasil. A reunião teve a participação de Caio Abraham, uma das lideranças da nova legenda em Ribeirão Preto. Procurado pelo Tribuna Ribeirão, Paulo Modas disse que foi convidado e está analisando essa possibilidade.