É dia de decisão. Botafogo e Ituano disputam nesta quinta-feira (31) o título do Troféu do Interior. O confronto vale uma vaga na Copa do Brasil de 2023. Por ter tido a melhor campanha, o Pantera tem o direito de jogar em casa. Em caso de empate, o confronto será decidido nos pênaltis.
Para a partida, o técnico Leandro Zago tem força máxima à disposição. Inclusive, deve contar com o retorno do lateral-esquerdo Jean Victor, que ficou de fora da semifinal contra a Inter de Limeira.
Desta forma, o Tricolor não deve ter tantas surpresas e vai a campo com o time que foi base ao longo de toda a competição. A única dúvida de Zago é a manutenção ou não de Guilherme Mantuan entre os titulares. Ele atuou improvisado na última partida e agradou.
Entretanto, com o retorno de Jean, existe a possibilidade de Mantuan ganhar uma chance de atuar em sua posição de origem, que é volante. Neste formato de jogo, Zago apostaria na saída de Dudu do time, adiantaria Fillipe Soutto e Mantuan entraria no meio.
Com essa formação de jogo, existe a possibilidade de o Botafogo aumentar o poder criativo da equipe, já que Fillipe Soutto, que tem o passe mais refinado, estaria jogando mais próximo do gol.
Entretanto, a tendência é que o treinador aposte no que já vem dando certo e comece o confronto com Dudu entre os titulares. Apesar de inconsistente em alguns momentos, o jovem atacante deu boa resposta contra a Inter de Limeira, quando iniciou no banco de reservas. Ao ser testado na segunda etapa, Dudu correspondeu e marcou um lindo gol.
Desta forma, o Botafogo tende a começar a partida com a seguinte escalação: Deivity; Marlon, Joaquim, Joseph, Tárik e Jean Victor; Emerson e Fillipe Soutto; Dudu (Guilherme Mantuan), Bruno Michel e Tiago Reis (Matheus Carvalho).
Vaga na Copa do Brasil
O duelo é de extrema importância para as pretensões do Botafogo, pois vale uma vaga na Copa do Brasil, competição da qual o Pantera ficou de fora por 20 anos e foi eliminado de forma precoce nesta temporada, ao perder para o Azuriz por 1 a 0.
A Copa do Brasil é considerada atualmente o campeonato mais rentável do país. Com premiações robustas em todas as fases, o torneio se tornou de extrema importância para o calendário de equipes menores. Para efeito de comparação, o Azuriz, que eliminou Botafogo e Mirassol, já faturou quase R$ 2 milhões.