Tribuna Ribeirão
Turismo

Bons motivos para visitar a Amazônia

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A Região Norte, incluindo a Amazônia, já se tornou um dos roteiros de viagem preferidos de quem gosta de estar perto de flo­restas, matas, rios, lagos e até de praias de água doce.
Belezas naturais, ampla biodiversidade, passeios cul­turais e gastronomia diferen­ciada são algumas das atra­ções que conquistam quem vai à Amazônia.

Confira alguns bons moti­vos para visitar a região.

Outra opção é conhecer os rios em passeios de canoas
Os passeios de barco também costumam atrair os viajantes que visitam a Amazônia
Aventura: com um território tão amplo, a Amazônia ostenta paisagens naturais fascinantes
A região também conta com opções de hospedagem charmosas e confortáveis, como o Juma Amazon Lodge, a 100 quilômetros de Manaus (AM)

Importância global
A Amazônia é a maior flo­resta tropical do mundo. São quase 7 milhões de quilôme­tros quadrados, que abrigam a mais ampla biodiversidade do planeta e se estendem por países como Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.
A biodiversidade da mata amazônica ocupa cerca de 60% do território brasileiro, passan­do por estados como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Ro­raima, Rondônia e Tocantins.

Cenários inesquecíveis
Com um território tão amplo, a Amazônia ostenta paisagens naturais fascinantes. O Encontro das Águas, por exemplo, é uma das atrações mais famosas da região. Trata­-se da confluência entre o rio Negro (de água preta) e o rio Solimões (de água barrenta).

Gastronomia única
Quem vai à Amazônia pode aproveitar o passeio para fazer uma viagem gas­tronômica. Vale a pena pro­var pescados como tucunaré, pirarucu, pacu e tambaqui.
Temperos e frutas locais, como cupuaçu, graviola, tu­cumã e patauá, também cos­tumam conquistar o paladar dos viajantes.

Observação de animais
A Amazônia abriga 20% da fauna de todo o planeta. O número é tão impactante que muitos animais que ha­bitam a floresta sequer foram descobertos por especialistas – centenas de novas espécies são catalogadas a cada ano.
Há, inclusive, espécies en­dêmicas, como boto-cor-de­-rosa, tartaruga-mata-mata e galo-da-serra. Além disso, a selva é lar de serpentes, borbo­letas, rãs, primatas, aves e até felinos, como a onça-pintada.

Hotéis integrados à mata
Engana-se quem pensa que se hospedar na Floresta Amazô­nica significa encarar um “per­rengue”. É possível encontrar opções de hospedagem incríveis em meio à mata, como o Juma Amazon Lodge, na região de Autazes. O complexo tem 19 bangalôs construídos sobre pa­lafitas na copa das árvores, que oferecem vistas privilegiadas da fauna e da flora local.

Trilhas pela floresta
Caminhar pela floresta é uma ótima oportunidade para curtir a natureza de per­to e sentir a essência da Ama­zônia. Durante os trajetos, é possível observar animais, além de tirar belas fotos.
O ideal é sempre realizar esse tipo de atividade na companhia de profissionais especializados.

Passeios de barco
Os passeios de barco tam­bém costumam atrair os via­jantes que visitam a Amazônia. É possível optar por embarca­ções regionais ou se aventurar em canoas a remo para conhe­cer os igarapés (riachos) e iga­pós (floresta inundada que fica mais visível durante o período da cheia dos rios).
A época das secas é ideal para os fãs de pescaria. Dá até para programar um pas­seio para fisgar piranhas ou tucunarés.

Cultura indígena
A Amazônia também é lar de tribos indígenas. Algu­mas delas recebem viajantes e compartilham informações culturais com o público. É possível ver as ocas e até pre­senciar apresentações musi­cais e de dança.

Descanso e tranquilidade
A pandemia de covid-19 e a necessidade de distanciamento social incentivaram a procura de viajantes por destinos na­turais e remotos. Mesmo com o avanço da vacinação e a libe­ração do uso de máscaras em alguns locais do País, muitas pessoas ainda preferem tirar férias longe de aglomerações.
A Amazônia é perfeita para esse tipo de viagem. De que­bra, é possível curtir o ar livre e tirar um tempinho para se conectar com a natureza.

Postagens relacionadas

Em busca de investimentos chineses para o turismo

Redação 1

Museu de Cera de Olímpia será inaugurado nesta semana

Redação 1

Festuris 21 apresenta tendências para o turismo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com