O livro “Administração Pública – Desafios e Soluções”, relata o exercício de seu primeiro mandato à frente de uma prefeitura com escassos recursos financeiros, muitas dívidas de curto e longo prazos e com sérios problemas de governança. Uma delas, as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, sobre desvios de recursos e agentes públicos presos antes de sua posse. Vários políticos foram acusados e condenados pela Justiça por corrupção. Entre eles, a ex-prefeita Dárcy Vera, que sempre afirmou ser inocente.
O livro tem 14 capítulos e 244 páginas. A obra conta com informações suplementares que podem ser acessadas por um QR Code, onde estão a íntegra de leis e decretos que ajudaram a normatizar a gestão pública de Ribeirão Preto. O prefácio é do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho.
“Em 2016, tivemos uma eleição diametralmente distinta de todas as outras. A disputa aconteceu no mesmo ano da Operação Sevandija, da Polícia Federal e do Gaeco, que afastou nove vereadores, secretários municipais e um superintendente de autarquia, levando a própria prefeita à prisão e ao afastamento do cargo, já depois do pleito encerrado, no dia 2 de dezembro do mesmo ano”, registra parte do primeiro capítulo.
Entre as duas eleições, o livro documenta as medidas adotadas, a recuperação financeira, o programa Ribeirão Mobilidade, a busca da universalização do saneamento, a própria pandemia de covid-19 e vários outros assuntos atinentes a uma administração pública municipal.
“Tenho certeza que, juntamente com uma ótima e afinada equipe de trabalho, fiz o melhor de mim por minha cidade, com bons e aparentes resultados. Por isso também senti obrigação de deixar registradas e compartilhar as medidas adotadas e que podem nortear outros gestores”, afirma Duarte Nogueira.
O lançamento será feito no dia 11 de abril, data em que se comemora o Dia do Prefeito, estabelecido pela Lei nº 18, de 11 de abril de 1835, aprovada pela então Assembleia Provincial Paulista e que criou o primeiro cargo de prefeito de São Paulo e de todas as vilas da província. A lei acabou revogada em junho de 2007, juntamente com outras 3,7 mil leis provinciais que estavam em vigor, mas a data continua a ser celebrada pelos prefeitos de todo o país.
Serviço
Lançamento do livro “Administração Pública – Desafios e Soluções”
Quando: segunda-feira, 11 de abril de 2022, às 18h30
Onde: Livraria Travessa do RibeirãoShopping
Endereço: Avenida Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jardim Califórnia, Ribeirão Preto
Nogueira diz que segundo mandato também terá livro
Tribuna Ribeirão – Por que o senhor decidiu escrever esse livro?
Duarte Nogueira – Este livro é uma prestação de contas ampliada de nosso primeiro mandato. É também um resumo de ações e medidas adotadas com o objetivo de solucionar os problemas de uma cidade que estava com sérias dificuldades financeiros e de governança, com falta de recursos, pagamentos atrasados e obras paralisadas. Mostro, nas 244 páginas do livro, que com uma equipe afinada e comprometida é possível fazer a recuperação financeira da cidade e devolver a ela sua capacidade de investimentos em obras e serviços. E realizar várias destas obras dentro do mandato.
Tribuna Ribeirão – O que o senhor pretende passar para o leitor com esta obra?
Duarte Nogueira – O objetivo é mostrar soluções principalmente para quem atua em administração de uma forma geral ou na gestão pública mais especificamente. A pretensão é levar conhecimento das dificuldades que existiam e mostrar como elas foram suplantadas sem onerar o contribuinte, mas com economias que, vistas de fora, pareciam impossíveis. A divisão do conteúdo por temas, separados em capítulos, facilita a compreensão dos dados fornecidos com o intento de facilitar a leitura e a compreensão das informações.
Tribuna Ribeirão – Como foi feita a compilação e organização dos dados?
Duarte Nogueira – A busca das informações foi feita no site da própria prefeitura, em notícias de jornais, revistas, rádio, televisão e sites, além de entrevistas com secretários e ex-secretários que disponibilizaram informações sobre suas pastas. Um dos exemplos de utilização de material já divulgado é a publicação, na íntegra, de uma entrevista que concedi ao jornal Tribuna Ribeirão, que foi publicada no dia 22 de janeiro de 2017 e que encerrou uma série de entrevistas com secretários, superintendentes e presidentes de autarquias e empresas de economia mista. O livro reproduz também alguns dos artigos publicados semanalmente pelo Tribuna desde o dia 5 de janeiro de 2017. A organização foi feita em capítulos, desde a eleição de 2016 até a reeleição em 2020, passando pela transição, recuperação financeira, investimentos em obras, implantação de programas, atuação do governo na pandemia de covid-19 etc.
Tribuna Ribeirão – No livro o senhor fala que utilizou os cinco ‘P’. O que significa este método?
Duarte Nogueira – São os ‘P’ de priorizar, planejar, propagar, persistir e perenizar. No governo, como na maioria das vezes os recursos são escassos, é preciso primeiro priorizar o que se vai fazer, escolhendo com critérios o que se vai fazer de imediato. Depois é necessário planejar, para que se execute de forma organizada, dentro de parâmetros pré-definidos. Em seguida vem propagar, porque divulgar o que se está fazendo é uma obrigação do gestor público que pretende dar transparência à sua administração e bem informar seus cidadãos. A palavra persistir é a quarta da relação, mas com a mesma importância dada às outras, porque significa que não se vai desistir de uma tarefa enquanto ela não estiver concluída. E, por fim, perenizar o que foi feito, para que as conquistas permaneçam e se tornem ações de Estado e não apenas de uma gestão, de um mandato.
Tribuna Ribeirão – Haverá outro livro narrando seu segundo mandato como prefeito?
Duarte Nogueira – Sim. Um segundo volume está programado e até é citado no prólogo deste primeiro livro. Ele será escrito para completar a história, mesmo se tratando de um mandato distinto, um governo novo, como fiz questão de estabelecer e que estamos cumprindo neste momento. Com os dois livros terei levado aos cidadãos de Ribeirão Preto as informações mais importantes sobre os dois mandatos sob nossa gestão.