Tribuna Ribeirão
Geral

‘Era Uma Vez… Brasil’ – Projeto vai lançar nova edição em RP

DIVULGAÇÃO

Há muito mais na história do país do que contam os livros didáticos tradicionais. É para dar voz a outras narrativas que o projeto “Era Uma Vez… Brasil” chega em 2022 à sua sexta edi­ção. Dessa vez, Ribeirão Preto, no noroeste paulista, está entre as cidades que terão escolas par­ticipantes da iniciativa.

O lançamento da nova edi­ção acontecerá neste sábado, 26 de março, na Câmara de Vere­adores. Ao todo serão mais de 25 escolas da rede pública mu­nicipal de ensino participantes. Criado pela Origem Produções, o “Era uma Vez… Brasil” é um programa de atividades educati­vas, artísticas e culturais, realiza­das em quatro etapas, com obje­tivo de colaborar com a difusão da cultura nacional.

Voltado para estudantes do oitavo ano do ensino fun­damental, o projeto mobiliza também os educadores, em ati­vidades que destacam a diversi­dade, pluralidade, multiplicida­de e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos nessa construção e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo.

Nesta sexta edição, o pro­jeto dará continuidade ao tra­balho iniciado na edição ante­rior e trará como tema central o processo de colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituí­das pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmen­te no período em que a corte esteve em solo brasileiro. Uma das referências básicas para o trabalho é o livro “1808”, do es­critor Laurentino Gomes, que apadrinha a iniciativa.

Em Ribeirão Preto, o “Era Uma Vez… Brasil” conta com o patrocínio fundamental do Grupo Rodonaves, que apoia a iniciativa por mais um ano consecutivo. O projeto con­ta ainda com a parceria da Secretaria de Educação do Município, que auxilia no processo de desenvolvimento da iniciativa junto às 25 escolas municipais participantes.

Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do país, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhe­cimento mais aprofundado sobre história em quadrinhos (HQ) e audiovisual. Em cinco anos consecutivos de “Era uma Vez… Brasil”, foram beneficiados cerca de oito mil jovens de 27 municí­pios, 364 escolas e 1.500 famílias nos estados da Bahia, Pernam­buco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Estudantes que criarem as melhores HQs seguem para a segunda etapa, o “Campus de arte-educação”. Nesta etapa, os alunos passam por uma imer­são às diferentes linguagens artísticas trabalhadas no pro­jeto, participando de oficinas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências in­dígenas e afro-brasileiras. Como resultado desses encontros, os estudantes produzem cur­tas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Essa etapa é decisiva para a sele­ção dos estudantes que seguirão para a atividade mais aguardada do projeto, a viagem a Portugal.

Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e re­fazendo os caminhos que a fa­mília real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das vi­sitas a pontos históricos, o grupo de adolescentes visitará escolas públicas e universidades de Lis­boa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portu­gueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasi­leiros irão ainda apresentar os filmes produzidos e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: A Morte é uma Piada 2

Redação 1

Chuva desta tarde causa transtornos em RP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com