Há muito mais na história do país do que contam os livros didáticos tradicionais. É para dar voz a outras narrativas que o projeto “Era Uma Vez… Brasil” chega em 2022 à sua sexta edição. Dessa vez, Ribeirão Preto, no noroeste paulista, está entre as cidades que terão escolas participantes da iniciativa.
O lançamento da nova edição acontecerá neste sábado, 26 de março, na Câmara de Vereadores. Ao todo serão mais de 25 escolas da rede pública municipal de ensino participantes. Criado pela Origem Produções, o “Era uma Vez… Brasil” é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais, realizadas em quatro etapas, com objetivo de colaborar com a difusão da cultura nacional.
Voltado para estudantes do oitavo ano do ensino fundamental, o projeto mobiliza também os educadores, em atividades que destacam a diversidade, pluralidade, multiplicidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos nessa construção e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo.
Nesta sexta edição, o projeto dará continuidade ao trabalho iniciado na edição anterior e trará como tema central o processo de colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro. Uma das referências básicas para o trabalho é o livro “1808”, do escritor Laurentino Gomes, que apadrinha a iniciativa.
Em Ribeirão Preto, o “Era Uma Vez… Brasil” conta com o patrocínio fundamental do Grupo Rodonaves, que apoia a iniciativa por mais um ano consecutivo. O projeto conta ainda com a parceria da Secretaria de Educação do Município, que auxilia no processo de desenvolvimento da iniciativa junto às 25 escolas municipais participantes.
Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do país, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre história em quadrinhos (HQ) e audiovisual. Em cinco anos consecutivos de “Era uma Vez… Brasil”, foram beneficiados cerca de oito mil jovens de 27 municípios, 364 escolas e 1.500 famílias nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Estudantes que criarem as melhores HQs seguem para a segunda etapa, o “Campus de arte-educação”. Nesta etapa, os alunos passam por uma imersão às diferentes linguagens artísticas trabalhadas no projeto, participando de oficinas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências indígenas e afro-brasileiras. Como resultado desses encontros, os estudantes produzem curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a atividade mais aguardada do projeto, a viagem a Portugal.
Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas a pontos históricos, o grupo de adolescentes visitará escolas públicas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os filmes produzidos e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.