O Museu Casa da Memória Italiana, instituição localizada no Centro de Ribeirão Preto, iniciará em abril o Grupo de Estudos em Arte Contemporânea, com 15 vagas destinadas ao público maior de 18 anos. Para fazer parte do projeto, que acontecerá até novembro, é necessário se inscrever no processo seletivo até este sábado, 26 de março.
O procedimento será feito em duas etapas, por meio de envio de carta de interesse para o [email protected] e entrevista presencial na instituição. A lista dos participantes aprovados será divulgada no dia 30 de março (quarta-feira) nas redes sociais do museu. Já os encontros acontecerão às quartas-feiras, das dez às 12 horas, com início previsto para o dia 6 (quarta-feira).
O Grupo de Estudos em Arte Contemporânea, que será coordenado pela artista visual, arquiteta e curadora Yolanda Cipriano, tem como um dos seus principais objetivos a investigação, análise e discussão de temas vinculados às artes visuais com foco em arte contemporânea.
Ao longo do período, o encontro terá apresentações de vídeos, leituras textuais, análises de produções artísticas, pesquisas em bibliotecas com direcionamentos de títulos sobre os temas propostos e participação ativa no roteiro cultural oferecido pela cidade e região.
O Geac terá como primeiro desafio fazer o levantamento da história das exposições de artes contemporâneas realizadas no Museu Casa da Memória Italiana desde 2016. Os Amigos da Casa da Memória Italiana terão participação de forma gratuita.
Para quem não é associado, haverá uma contribuição mensal de R$ 10 que será revertida em prol das ações da instituição. O Museu Casa da Memória Italiana fica na rua Tibiriçá nº 776, no Centro de Ribeirão Preto. O lugar preserva a história da imigração italiana por meio de uma estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária original da década de 1920.