O Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que os moradores de Ribeirão Preto estão insatisfeitos com os serviços oferecidos no bairro onde moram – são mais de 200. O estudo revela que 43% dos moradores da cidade, inclusive, já pensam em mudança de ares, sendo que 35% pretendem fazê-lo nos próximos dois anos. A nota média dada pelos entrevistados para a qualidade dos serviços e infraestrutura oferecidos foi 6,3.
Trata-se da região pesquisada com a maior diferença entre as notas dadas para a importância dos itens e a satisfação em relação a eles. Ao analisar os serviços disponíveis, é possível perceber a distância entre as notas. Os moradores deram uma nota de importância de 8,8 para atividades de cultura e lazer, por exemplo. Mas a satisfação com a oferta atual dessas atividades no bairro recebe uma nota 4,2. O mesmo acontece com a coleta de lixo reciclado, que recebeu uma nota de importância de 9,8, mas apenas 5,6 de satisfação.
Serviços
Outros itens que receberam baixas notas de satisfação foram: shopping centers (4,1), áreas para a prática de esportes (5,5), segurança (5,7), calçadas conservadas (5,8), opções de lazer (6,0), ruas limpas e asfaltadas (6,2), áreas verdes (6,5) e opções de transporte coletivo (6,7). Em contraponto, os moradores da região apontam satisfação com serviços como coleta do lixo domiciliar (8,4), oferta de escolas (7,3), ruas iluminadas (7,2) e silenciosas (7,1) e hospitais e postos de saúde (7,0).
“O censo mostra que, apesar do tempo médio de permanência na mesma residência ser de 21 anos na região, os moradores de Ribeirão avaliam muito mal a oferta de serviços, como as áreas verdes, segurança e zeladoria. Aqui, enxergamos a oportunidade que o setor imobiliário tem de aprimorar os serviços e produtos oferecidos para atender os desejos da população”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.
Mudança
O estudo revela ainda que um em cada três moradores de Ribeirão Preto (35%) considera alta a chance de mudar de casa nos próximos dois anos. Os principais motivos apontados são insatisfação com o bairro em que vivem (32%), preferências em relação ao imóvel (20%), realização de projetos pessoais (14%) e infraestrutura inadequada do imóvel atual (11%).
Lar, doce lar
Ainda segundo o Censo QuintoAndar, a casa é o lugar favorito de 95% dos moradores de Ribeirão Preto. O estudo também relevou que fazer orações e cozinhar estão entre os hábitos mais praticados dentro dos lares pelos moradores. O isolamento social mudou a relação dos brasileiros com os lares e, mesmo após o fim da quarentena, a preferência pela casa prevaleceu. Segundo o levantamento, 76% dos entrevistados na cidade disseram que passam a maior parte do tempo em seus lares.
Casa própria
Para os moradores de Ribeirão Preto, conquistar a casa própria está muito acima de outros valores como ter filhos ou casar. Em uma escala de 0 a 10, os entrevistados deram 9,7 para esse desejo, ficando atrás, apenas, de ter uma profissão com 9,8. Já casar apresentou uma nota de 6,7. A pesquisa mostra que 83% dos ribeirão-pretanos vivem em casa e 17% vivem em apartamento. A pesquisa também mostra que 69% dos entrevistados já são donos de sua moradia, sendo 53% com imóveis quitados e 15% financiados.
A idade média dos imóveis é de 28 anos e a maioria deles tem dois ou três quartos. São 40% com dois quartos e 38% com três quartos. Em contrapartida, apenas cerca de um quarto dos imóveis possuem suíte. A maioria das pessoas dão preferência por casas com área de serviço (80%), quintal (77%) e varanda (61%). Um índice baixo, segundo a pesquisa, foi que somente 7% das moradias têm escritório.
Home office
O percentual chama a atenção porque 24% dos moradores de Ribeirão Preto passaram a fazer home office, mas as moradias não têm um local de trabalho específico. Dentre os hábitos mais praticados dentro dos lares dos moradores de Ribeirão estão fazer orações, realizar atividades domésticas e cozinhar. Para Marina, receber amigos em casa é um ótimo passatempo. De acordo com a pesquisa, outro indicador importante foram os objetos de desejo dos moradores. Segundo Reis, painel solar, descarga econômica e caixa d’água estão entre os itens visados.
Plantas e bichos
O levantamento também mostrou que mais da metade dos moradores (66%) de Ribeirão Preto cultivam plantas em casa, enquanto 64% compartilham sua moradia com animais de estimação, sendo os cachorros os mais presentes nos lares (52%), seguido pelos gatos (19%) e pássaros/aves (4%). Além das plantas, 48% dos entrevistados responderam que gostam de enfeitar a casa. Toda essa movimentação para deixar o lar mais confortável, faz com que muitos moradores prefiram seu lar.
Metodologia
O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.