O Botafogo está eliminado do Paulistão 2022. Diante do São Paulo, no Morumbi, o Pantera até fez um jogo aguerrido, emocionante, mas não foi suficiente para segurar o Tricolor, que venceu por 2 a 1. Rigoni e Luciano marcaram para os donos da casa e Jean Victor descontou para o Bota.
Apesar do revés, o Pantera termina sua participação com a cabeça erguida. O duelo no Morumbi mostrou a força botafoguense, que saiu atrás, teve um pênalti defendido por Deivity e buscou o empate. Outro ponto importante é que o Bota somou 18 pontos, número que garantia a classificação em qualquer outro grupo.
A rodada terminou com o Ituano na próxima fase para duelar com o Palmeiras. A Ponte Preta foi rebaixada para a segunda divisão. Agora, ao Botafogo, resta a participação no Troféu do Interior.
O jogo
A primeira etapa do duelo no Morumbi foi de amplo domínio do São Paulo, que abriu o placar logo aos 4 minutos. Rigoni recebeu na ponta direita, cortou para o pé esquerdo e cruzou na área. Ninguém desviou a bola, que enganou Deivity e morreu no fundo da rede.
O Botafogo foi surpreendido com o gol do Tricolor nos minutos iniciais. Entretanto, nem mesmo esse fato alterou o plano de jogo botafoguense de dar a bola ao São Paulo e explorar o contra-ataque.
Porém, sem criatividade e com muitos erros de passe, nenhum contragolpe botafoguense foi visto durante o primeiro tempo.
Pelo contrário, quem criou situações pra marcar foi o São Paulo. Na melhor das chances, Calleri passou pela marcação e rolou para Rigoni, sem goleiro, completar. O atacante pegou na bola e mandou para fora, perdendo a oportunidade de forma incrível.
Na segunda etapa, o Botafogo voltou melhor e começou a criar chances de perigo. Mas, quem chegou mais perto de marcar foi o São Paulo. Aos 14 minutos o árbitro viu falta de Joaquim em Talles e apontou pênalti. Nikão bateu e Deivity defendeu.
A defesa aumentou a moral do Pantera na partida e o time comandado por Leandro Zago assustou aos 18 minutos. Tiago Reis deu lindo passe para Bruno Michel, que entrou livre dentro da área. O atacante bateu colocado, mas mandou na trave e perdeu uma grande chance.
Três minutos depois, Jean Victor soltou uma bomba de fora da área e colocou a bola no fundo do barbante, deixando tudo igual no Morumbi.
Depois do gol, o São Paulo se lançou ao ataque e conseguiu fazer o segundo aos 40 minutos. Alisson bateu de fora da área, Deivity fez uma defesa especular, mas, no rebote, Luciano colocou a bola para dentro.
O gol foi um duro golpe para o Botafogo, que não conseguiu mais criar chances de perigo e terminou a partida sem mudanças no placar.