O mercado de produtos eróticos é um dos que mais cresce todos os anos no Brasil e no mundo. Só em 2019, segundo a Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico (ABEME) a evolução foi de 8% se comparada com o ano anterior, e em 2020, o crescimento foi de 12%, quase o dobro.
O isolamento social provocado pela pandemia aqueceu ainda mais o segmento, tanto para casais em busca de apimentar a relação, quanto para solteiros em busca de diversão. É o que conta a empresária de Ribeirão Preto Rosana Simmi, que aos 38 anos, se tornou proprietária do Sex Shop Donna Intimates.
Fundada em 2017, a loja começou diferente da maioria dos grandes negócios. Não havia estrutura física, pelo contrário, segundo Rosana, no começo da carreira ela vendia seus produtos de porta em porta.
“Sempre fui muito aberta quando o assunto é sexualidade, inclusive, antes de começar a empreender, tive um blog de contos eróticos e um grupo feminino no Facebook, onde ouvia muitas histórias íntimas das mulheres integrantes. Com isso, tive a ideia de vender alguns géis e pequenos vibradores a domicílio”, conta.
No segundo ano de empreendimento Rosana e o marido decidiram dar um passo à frente e investiram na criação de um site para a venda de produtos eróticos na internet. Na época, ter um e-commerce não era uma realidade de todas as empresas, principalmente para as menores, mas mesmo assim, o casal seguiu em frente e decidiu mudar sua vida.
“Em 2018 montei um site junto com meu esposo e passamos a vender pela internet, ainda como MEI. Em 2019 meu marido largou o emprego e entramos de cabeça no negócio! Ele fazia a parte administrativa e estrutural da empresa e eu ficava com a parte comercial e produção de conteúdo para mídias digitais”, comenta a empresária.
Pandemia serviu como divisor de águas
Antes de ser empresária, Rosana Simmi trabalhou em diversas áreas. Já foi depiladora, motogirl e vendedora de shopping, mas foi com a venda de produtos eróticos que ela se encontrou. Após realizar o investimento do site, Rosana conta que o crescimento não era grande, mas constante e com o início da pandemia no Brasil, sentiu medo de como tocaria seu negócio. “Quando aconteceu a pandemia, era tudo muito incerto, mas felizmente tivemos uma grande surpresa com o site”.
Em 2020, devido ao crescimento do e-commerce e da procura por brinquedos eróticos, o site Donna Intimates precisou ser trocado de plataforma para conseguir acompanhar essa transformação de venda. “Foi uma loucura, já que a pandemia trouxe um grande aumento repentino pela procura de sex shops”, relembra a empreendedora.
Os números não mentem
Atualmente, além de atender demandas de forma nacional, Rosana Simmi conquistou mais de 195 mil seguidores no Instagram da loja, e, além de realizar vendas, também utiliza esse espaço para conversar sobre assuntos que podem ser considerados tabus por muitos.
Para a empresária, que cativa seus seguidores com seu carisma e espontaneidade, ainda existem alguns empecilhos para crescer cada vez mais, mas relembra que isso é apenas um momento. “Eu sinto muito orgulho disso tudo. Como todos imaginam ou sabem, é muito difícil crescer no Instagram sem um grande aporte financeiro, principalmente nesse ramo, onde ainda sofremos com algumas restrições de conteúdo, como por exemplo, fazer posts patrocinados na plataforma, mas através de muita perseverança, estudo e dedicação diária, fomos conseguindo chegar até aqui. Hoje sentimos que estamos muito mais fortalecidos”, finaliza a empresária.
Além dos grandes números e engajamentos na rede social, o site carro chefe da marca também possui grandes números e um belo engajamento. Segunda a proprietária, só em 2021, o e-commerce alcançou 65 mil vendas por mês, somando 780 mil compras no ano passado e acaba de inaugurar um showroom, para atendimento personalizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
O que esperar do futuro?
Até o momento, o casal continua com sua parceria no formato de e-commerce, mas segundo Rosana Simmi, 2022 pode ser o ano de grandes novidades e inaugurações. “Eu sempre amei o chão de loja e o atendimento presencial. É meu foco promover novas experiências transformadoras no assunto, por isso estamos preparando uma loja física com grandes diferenciais”.
Também há público masculino, em menor número. Eles contam que os relatos de clientes que tiveram melhora na vida íntima, sejam casais ou solteiros, são frequentes e incentivam ainda mais o trabalho. “Passando para dizer que adoro comprar brinquedinhos e acessórios para tentar satisfazer ao máximo meu esposo”, conta uma cliente pelos comentários do site. “Os produtos chegaram bem embaladinhos e em uma caixa super discreta”, agradece outra. “Adoro essa loja, tanto que já indiquei a várias amigas”, conclui.