Tribuna Ribeirão
Cultura

Festival Música Nova traz várias atrações

FOTO: DIVULGAÇÃO

Mais duradouro e im­portante festival de música contemporânea da América Latina, o 56º Festival Mú­sica Nova Gilberto Mendes (FMN) celebra o centenário de seu idealizador, Gilberto Mendes (1922-2016), com programação online e gratui­ta de 21 a 26 de março, sem­pre a partir das 19 horas. As transmissões acontecem no canal do YouTube do festival, no link http://tiny.cc/56fmn. Também comemora os 100 anos da Semana de Arte Mo­derna.

O festival conta com mais de 30 ações artísticas, in­cluindo concertos, palestras, oficinas, sessões de video­dança e cinema, e trata-se de uma verdadeira polifonia artística que também prevê homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna, ao compositor alemão Hanns Eisler (1898-1962) e ao mu­sicólogo brasileiro Régis Du­prat (1930-2021).

São dezenas de artistas re­nomados que, em sessões re­alizadas em Cubatão, Ribei­rão Preto, Santos, São Paulo e São Vicente apresentarão peças consagradas e obras inéditas de compositores de todo o mundo. Participam da programação desde gran­des nomes da música con­temporânea como Antonio Eduardo, Arrigo Barnabé, André Mehamari, Coletivo Percutindo Mundos, Júlio Medagia, Livio Tragtenberb e Rubens Ricciardi.

Também terá consagrados críticos e pensadores da mú­sica e da arte, como o poeta Augusto de Campos, os jor­nalistas Camila Fresca e João Marcos Coelho, os pesquisa­dores, Ansgar Haag (Suíça), Jean Goldenbaum (Alema­nha), Piero Niro (Itália) e Te­resinha Prada. Ainda, a pro­gramação prevê os sopranos Adriana Bernardes e Lucila Tragtenberg, as pianistas Sa­brina Shulz e Renata Taormi­na, as bailarinas Christiane Amici, Maria Lisboa, Michel­le Carneiro e Valéria Alves.

Destaque para o lança­mento do livro “Poéticas do agora” (Imaginário Coletivo e USP – Ribeirão Preto), com artigos musicais de diversos pensadores sobre a música nova e Gilberto Mendes. A ousada iniciativa cultural tem direção artística de Lucas Ga­lon (USP – Ribeirão Preto) e Márcio Barreto (Imaginá­rio Coletivo de Arte – San­tos), tendo como professor responsável o compositor e maestro Rubens Russomano Ricciardi (USP – Ribeirão Preto).

O 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Direto (Pro­grama de Ação Cultural), Imaginário Coletivo de Arte, Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciên­cias e Letras de Ribeirão Pre­to, da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), Academia Livre de Músi­ca e Artes (Alma – Ribeirão Preto), ETMD Ivanildo Re­bouças da Silva (Cubatão) e Associação dos Artistas (São Vicente).

Postagens relacionadas

Livro “Gente que Inspira” ganha encontro literário na Biblioteca Sinhá Junqueira

William Teodoro

Teatro Santarosa receberá espetáculo Lótus em única apresentação

Redação 2

TV Tudo – Falsa morte

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com