O encontro do erudito e do popular. A união de uma voz potente de tenor lírico e de um violão eclético. O projeto “Clássicos com Jean William e Rafael Altro” leva aos palcos o dueto do tenor com o violonista numa série de concertos gratuitos. Depois do sucesso em São Paulo, Santos e Uberaba (MG) no ano passado, a apresentação chega a Ribeirão Preto neste sábado, 19 de março, integrando a Temporada 2022 do Teatro Minaz.
O concerto passará ainda por São José dos Campos e Jundiaí neste ano. Todas as apresentações seguem os protocolos de segurança sanitária. Com produção de Sandra Mimoto, da Ampliart Difusão Cultural, o projeto é realizado com patrocínio de Usina Santo Ângelo e Caldema, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.
O repertório contempla clássicos de diferentes períodos da história, com obras populares de Franz Schubert, Heitor Villa-Lobos, Antonio Vivaldi, Eduardo Di Capua, entre outros grandes compositores, que receberam arranjos especiais. No palco, haverá momentos em que Jean e Rafael farão duetos; em outros, estarão como solistas; e também acompanhados de um grupo instrumental.
A apresentação começa de forma intimista, com “Romance de amor”, uma música tradicional no violão, no solo de Rafael Altro, que também é diretor musical do projeto. Em seguida, o músico convida Jean William para o palco para juntos apresentarem “Ave Maria” e “Serenata D.957”, ambas de Franz Schubert (1797-1828).
De novo sozinho, o violonista toca o “Prelúdio nº 01”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), introduzindo o repertório brasileiro. Os dois retomam o dueto voz e violão em “Modinha – Serestas nº 5” e “Melodia sentimental – A Floresta do Amazonas”, ambas de Villa-Lobos, e “Quem sabe”, de Carlos Gomes (1836-1896).
Depois do intervalo, Rafael Altro executa sozinho “Pavana II”, de Luis de Milán (entre 1500 e 1561), “uma peça bem curtinha para introduzir a parte barroca do concerto”, explica o músico. Em “Concerto para alaúde em ré maior RV93”, de Antonio Vivaldi (1678-1741), o quarteto de cordas e o cravo se unem ao violão de Rafael Altro.
Acompanhado por cordas e cravo, Jean William canta “Come again, sweet love doth now invite”, de John Dowland (1563-1626). Rafael se junta a eles para fazer a sequência final de canções famosas: “Granada”, de Agustin Lara (1897- 1970); “Torna sorriento”, de Ernesto De Curtis (1875- 1937); e “O sole mio”, de Eduardo Di Capua (1865-1917).
A escolha do programa foi feita em conjunto por Rafael e Jean. “Tentamos focar, principalmente, em um repertório que o público ouça e se identifique”, ressalta o tenor. “Temos ‘Ave Maria’, de Schubert, que todo mundo conhece; canções napolitanas como ‘Torna Sorriento’ e ‘O Sole Mio’; e algumas peças barrocas que talvez o público não conheça, mas precisamos oferecer novidades a ele.”
A apresentação no Teatro Minaz será às 20 horas de sábado (19). O espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos podem ser garantidos no site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br), sendo possível adquirir dois convites por cadastro de Pessoa Física (CPF) e e-mail. Para crianças sem CPF ou e-mail, o responsável deve entrar em contato com a Cia. Minaz pelo telefone/ WhatsApp (16) 3941-2722.
O acesso ao teatro é permitido apenas com o uso obrigatório de máscara. A companhia mantém a Casa e o Teatro Minaz, na rua Carlos Chagas números 259 e 273, respectivamente, no Jardim Paulista, Zona Leste de Ribeirão Preto. O espaço tem 260 lugares disponíveis.