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FOOD TRUCKS – Trailers terão novas regras

ALFREDO RISK

A Câmara de Ribeirão Pre­to decidiu elaborar um docu­mento com sugestões para a regulamentação e definição de normas que devem ser aplica­das para trailers e food trucks da cidade. O relatório será en­caminhado para o prefeito Du­arte Nogueira (PSDB). A deci­são foi anunciada na noite de quarta-feira, 16 de março, após audiência pública no plenário Jornalista Orlando Vitaliano, no palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo.

A reunião foi organizada a pedido da Comissão de Fi­nanças, Orçamento, Fiscaliza­ção, Controle e Tributária do Legislativo, presidida por Re­nato Zucoloto (PP), e contou com a participação de André Rodini (Novo). Atualmente esse tipo de comércio é regula­mentado por três leis: Código Tributário Municipal, Código do Meio Ambiente e a lei com­plementar número 1.260/2001.

Todas elas, segundo Zuco­loto, são antigas e precisam ser atualizadas. No encontro, o par­lamentar apresentou o trabalho desenvolvido por um grupo de pessoas, incluindo ele próprio, para a revitalização da praça Matheus Nader Nemer, a po­pular Praça da Bicicleta, no Jardim Irajá, Zona Sul. O vere­ador acredita que os food tru­cks precisam ser regulamen­tados em Ribeirão Preto de forma definitiva estabelecendo deveres e direitos para o setor.

“Esse comércio tem que ser permitido, mas de uma forma regulamentada. O que a gen­te não pode é permitir que as pessoas se apropriem do espa­ço público”, pontua. A prefei­tura de Ribeirão Preto afirmou ao Tribuna que aguardará os resultados da audiência públi­ca na Câmara dos Vereadores para analisar se vai reapresen­tar o projeto de lei.

Em outubro do ano pas­sado, o Executivo chegou a protocolar um projeto de lei regulamentando a atividade de food trucks na cidade, mas retirou a proposta antes de ser analisada pelos vereado­res. O projeto considerava como food truck o comércio de alimentos e bebidas reali­zado em quiosques, vagões, trailers e vagonetes montadas em veículos automotores ou por meios tracionáveis.

A proposta permitiria chamamentos públicos para definir áreas que poderiam ser ocupadas. As áreas po­deriam ser de grande fluxo e ser alteradas por iniciativa da administração municipal a qualquer tempo para atender ao interesse público, sem di­reito à indenização. Um dos locais onde este tipo de co­mércio aumentou foi o entor­no da Praça da Bicicleta.

Na justificativa, a prefeitura de Ribeirão Preto afirmava que era preciso estabelecer regras por conta do aumento da de­manda por serviços de alimen­tação e bebidas prestados por veículos estacionados na cidade. A proposta também previa mul­ta correspondente ao valor de 25 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp).

A autuação seria em dobro em caso de reincidência, sem prejuízo das sanções de natu­reza civil e penal. Este ano cada Ufesp vale R$ 31,97, resultan­do em multas de R$ 799,25 e até R$ 1.598,50. Dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, mostram au­mento no número de micro­empreendedores individuais (MEIs) que atuam com venda ambulante de alimentos em Ribeirão Preto. Em 2018, eram 1.212 pequenos negócios.

Já de janeiro a setembro do ano passado eram 1.828 mi­croempreendedores do setor de alimentação ambulante, crescimento de 50,8% acrés­cimo de 616 em três anos. Destes, 49 atuam na praça Ma­theus Nader Nemer, a popular Praça da Bicicleta, no Jardim Irajá, Zona Sul.

Segundo Zucoloto, o Exe­cutivo retirou o projeto no ano passado, após pedido dos parla­mentares, para que o Legislativo pudesse discutir a situação. A prefeitura afirmou ao Tribuna Ribeirão que vai aguardar a au­diência pública na Câmara dos Vereadores para analisar se vai reapresentar o projeto de lei.

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