Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara deve votar reajuste de servidor

PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO

Nesta quarta-feira, 16 de março, o prefeito Duarte No­gueira (PSDB) recebeu o pre­sidente do Sindicato dos Servi­dores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RP), Valdir Avelino, para assinar o acordo salarial que concede aumento de 10,60% ao funcionalismo público.

O projeto de lei já foi encami­nhado à Câmara de Vereadores. O reajuste foi possível após estu­dos realizados pela Comissão de Política Salarial, instituída pelo decreto municipal nº 51, de 23 de fevereiro de 2022, sobre o atual quadro orçamentário e projeções de receita e despesas.

Também promoveu estudos para evitar o comprometimen­to com gastos em pessoal frente à Lei de Responsabilidade Fis­cal (nº 101/2000). “O diálogo é sempre o melhor caminho. Este ano propusemos este aumen­to, com a correção da inflação, porque estamos com as contas em dia após vivermos períodos difíceis”, diz Nogueira.

“Com a casa em ordem, após pagar as dívidas herdadas, de curto prazo, dívida fundada, acertar os 28,35% aos servido­res municipais, conseguimos propor esse aumento por en­tender que nosso servidor mu­nicipal merece pelo empenho prestado em nossa cidade”, des­taca o prefeito, que deixou a ca­tegoria três anos sem aumento.

Os servidores terão aumen­to de 10,60%, retroativo a 1º de março (data-base), referente à inflação acumulada em doze meses – de março de 2021 a fe­vereiro deste ano –, de acordo com o Índice Nacional de Pre­ços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geogra­fia e Estatística (IBGE).

O mesmo percentual vai in­cidir sobre o vale-alimentação dos cerca de 14.970 servidores da ativa e para o auxílio nutricional dos mais de 6.400 aposentados e pensionistas que recebem bene­fícios do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM).

Além disso, a prefeitura de Ribeirão Preto promete atender a outra reivindicação da categoria, sobre o pagamento das horas­-extras e plantões já no mês sub­sequente ao do trabalho extraor­dinário. Esse planejamento não estava sendo respeitado.

As outras reivindicações dos funcionários públicos, como in­vestimento, adequação e melhora das condições de trabalho, serão discutidas ao longo do ano por uma comissão permanente for­mada por representantes do Exe­cutivo e do Sindicato dos Servido­res, presidido por Valdir Avelino.

A pauta econômica, aprova­da na assembleia de 23 de feve­reiro, defendia reajuste salarial de 16,08%. Este percentual envolve a inflação acumulada em doze meses, de 10,60%, além da perda inflacionária de 4,48% de 2020 – ano em que os trabalhadores ficaram sem reposição salarial.

A categoria também pedia o pagamento de mais 1% de au­mento real, totalizando 16,08%. O pagamento de dez dias de férias em pecúnia e da licença­-prêmio para todos os servido­res (que tiverem o direito ad­quirido) no mês do aniversário do trabalhador serão discutidos durante o ano.

Havia três anos que o funcio­nalismo de Ribeirão Preto estava sem reajuste salarial. Em 28 de maio de 2020, por causa da pan­demia de coronavírus, o presi­dente Jair Bolsonaro (PL) sancio­nou a lei número 173/2020 que congelou o salário dos funcioná­rios públicos federais, estaduais e municipais até o final de 2021.

Em 2019, os servidores pro­tagonizaram a mais longa greve da história de Ribeirão Preto – teve início em 10 de abril e foi suspensa em 3 de maio, depois de 23 dias de paralisação e pro­testos. A categoria pedia reajus­te de 5,48% – 3,78% de repo­sição da inflação com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e mais 1,7% de aumento real.

Porém, não receberam um centavo de aumento. Em 2018, depois de dez dias de greve, que terminou em 19 de abril, foi con­cedido reajuste salarial de 2,06% com base no INPC, com acrésci­mo de 20% de ganho real, totali­zando 2,5% de aumento.

Postagens relacionadas

Projeto de lei mira em agentes de segurança

Redação 1

Defesa de Lula protocola pedido de soltura do ex-presidente da República

Redação 1

Desenvolvimento Regional – Bolsonaro anuncia Gustavo Canuto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com