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Obra de viaduto do PAC empaca

ALFREDO RISK

As duas empresas que par­ticiparam da licitação para con­cluir as obras do viaduto no cru­zamento da avenida Brasil com a Mogiana, na Zona Norte da cidade, foram consideradas ina­bilitadas pela Comissão de Lici­tação da Secretaria Municipal de Administração da prefeitura de Ribeirão Preto.

A intervenção é uma das quatro obras paradas de um total de 30 que integram o pacote do Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade). Tanto a Constratom Construções como a Ramadam Engenharia e Empreendimentos deixaram de apresentar parte dos docu­mentos exigidos no processo licitatório.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira, 11 de março. Informa que as empresas terão oito dias úteis para tentar reverter a decisão. O prazo ven­ce na próxima quarta-feira (23). As duas construtoras terão uma semana para corrigir falhas, questionar a decisão e recorrer junto à Comissão de Licitação. As obras do viaduto estão para­das há um ano.

A prefeitura também anun­ciou que a vencedora da licita­ção para conclusão do viaduto na Brasil com a Thomaz Alberto Whately é a Autem Engenha­ria, que ofereceu o valor de R$ 12.097.943,77 para terminar a obra. A empresa também ven­ceu a concorrência para a execu­ção das obras remanescentes de implantação dos corredores de transporte público coletivo nas avenidas Dom Pedro I (Ipiran­ga) e Saudade (Campos Elíseos), na Zona Norte.

Também será responsá­vel por construir as ciclovias nas avenidas Octávio Golfeto e Francisco Maggioni, ambas na Zona Norte de Ribeirão Preto. O valor total será de R$ 30.057.360,64. O resultado das duas licitações foi publicado no DOM do dia 11 de março.

A prefeitura de Ribeirão Pre­to já homologou a Rual Cons­truções e Comércio Ltda., de São Paulo, como a vencedora da licitação que envolve as obras de conclusão do túnel sob a praça Salvador Spadoni, entre as ave­nidas Presidente Vargas e In­dependência e que passará por debaixo da Nove de Julho.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Município de 22 de fevereiro. A prefeitura vai pagar mais R$ 27.185.960,56 e a previsão é que a obra seja concluída em 18 meses após a assinatura da ordem de servi­ço. A previsão é de que o túnel será inaugurado entre novem­bro e dezembro de 2023. A previsão inicial era dezembro do ano passado.

O valor original do contra­to assinado com a Contersolo Construtora em 2020 era de R$ 19.882.700,02, mas a empresa realizou apenas 14% dos servi­ços antes de desistir da obra ale­gando inviabilidade financeira por causa do aumento do preço de insumos como o aço.

No total, o investimento na obra ficará R$ 7.303.260,54 ou 36,7% acima do original. O valor previsto no primeiro edital era de R$ 25.706.975,99. O local foi interditado em agosto de 2020, mas seis meses depois a empresa abandonou a obra alegando que o valor do contrato não seria su­ficiente para concluir o túnel da praça Salvador Spadoni.

Outras obras
A licitação que trata da reto­mada das obras de construção do viaduto entre as avenidas Thomaz Alberto Whately e Brasil, na Zona Norte, é esti­mada em R$ 12.335.231,33. O investimento total no Ribeirão Mobilidade se aproxima de R$ 500 milhões. São R$ 310 mi­lhões provenientes de recursos do PAC e o restante do Finan­ciamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

Contersolo Construtora e Coesa Engenharia paralisaram os serviços alegando aumento excessivo no preço dos insumos e desequilíbrio financeiro. A pre­feitura já rescindiu os contratos com as antigas construtoras em julho e aplicou multas no valor total de R$ 5.223.815,18 nas em­presas. O contrato do viaduto da avenida Thomaz Alberto Wha­tely era de R$ 13.284.955,62. A obra deveria ter sido entregue em junho do ano passado.

Já o viaduto da avenida Mogiana estava orçado em R$ 19.870.000 e deveria ficar pronto em janeiro de 2021. O valor dos dois corredores de ônibus na Zona Norte, nas avenidas Dom Pedro I, no Ipiranga, e Sauda­de, nos Campos Elíseos, era de R$ 39.740.679,60. As obras co­meçaram em janeiro de 2020 e deveriam ter sido entregues em janeiro de 2021. A Conterso­lo Construtora respondia pela construção dos viadutos e do túnel. A Coesa Engenharia era responsável pelos dois corredo­res de ônibus.

Antes da paralisação dos tra­balhados, segundo dados da Se­cretaria Municipal de Obras Pú­blicas, o custo total estimado era de R$ 92.778.334. A prefeitura desembolsou para as construto­ras, pelos serviços realizados, R$ 40.912.334, mas depois rompeu os contratos. Com as novas lici­tações, o custo total pode passar de R$ 122.588.830,30, um gasto adicional de R$ 29.810.496,30, aumento de 32,1% – soma dos va­lores pagos, definidos e estimados nas novas licitações. Geralmente, os valores apresentados nos cer­tames da prefeitura de Ribeirão Preto costumam ser inferiores aos previstos em edital.

Raio-X das obras suspensas em RP
– Viadutos da avenida Brasil

– Avenida Thomaz Alberto Whately.
Valor contratado: R$ 13.284.955,62
Vencedora da licitação: Contersolo Construtora
Início: abril de 2020
Já realizado: 44%
Término: sem previsão
(contrato rescindido)
Previsão inicial: junho de 2021
Valor da nova licitação: R$ 12.335.231,33

– Avenida Mogiana
Valor contratado: R$ 19.870.000
Vencedora da licitação: Contersolo Construtora
Início: novembro de 2019
Já realizado: 62%
Término: sem previsão
(contrato rescindido)
Previsão inicial: janeiro de 2021
Valor do novo contrato: R$ 12.097.943,77

– Túnel da avenida Nove de Julho
Valor contratado: R$ 19.882.700,02
Vencedora da licitação: Contersolo Construtora
Início: agosto de 2020
Já realizado: 14%
Término: novembro de 2023
Previsão inicial: dezembro de 2021
Valor da nova licitação: R$ 27.185.960,56
Empresa: Rual Construções e Comércio Ltda.

– Corredores de ônibus 1

– Avenidas Dom Pedro I e Saudade/Rua São Paulo
Valor contratado: R$ 39.740.679,60
Vencedora da licitação: Coesa Engenharia
Início: janeiro de 2020
Já realizado: 50%
Término: sem previsão
(contrato rescindido)
Previsão inicial: janeiro de 2021
Valor do novo contrato: R$ 30.057.360,64
Valor total previsto: R$ 92.778.334
Acréscimo de 32,1%: R$ 29.810.496,30
Novo valor estimado: R$ 122.588.830,30

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