Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Aulas terão dois professores

A prefeitura de Ribeirão Preto anunciou nesta segun­da-feira, 14 de março, a in­clusão de segundo professor em sala de aula para estudan­tes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental da rede muni­cipal de ensino. O objetivo é recuperar a defasagem na aprendizagem dos estudantes intensificada durante o en­sino remoto provocado pela pandemia de coronavírus.

A defasagem foi constata­da pela Secretaria Municipal da Educação, que implantou o projeto “Todos Juntos”, anunciado em cerimônia no Palácio Rio Branco, sede do Executivo, na manhã desta segunda-feira, 14 de março. O segundo professor estará todos os dias na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental e trabalhará em parceria com o titular.

O projeto terá início, efe­tivamente, no final de abril, para execução no segundo, terceiro e quarto bimestres, após as contratações e for­mações dos 399 professores que irão fazer parte do plane­jamento. Duas avaliações do programa, em maio e em de­zembro, serão realizadas para aferir o processo e a criação de uma nova proposta para o ano letivo de 2023.

O ano letivo começou no dia 3 de fevereiro para 47.909 alunos matriculados nas 135 escolas da rede pública de Ri­beirão Preto. São 112 da rede municipal e 23 conveniadas, com 22.848 estudantes na educação infantil, 23.296 no ensino fundamental, 958 na educação especial e 807 alunos do projeto Educação de Jovens e Adutos (EJA), totalizando 47.909 matriculados este ano.

A rede pública do muni­cípio de Ribeirão Preto conta com 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 37 Centros de Educação Infantil (CEIs), 44 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 23 conveniadas. A Secretaria Mu­nicipal da Educação emprega 3.088 professores.

“Após uma avaliação diag­nóstica, realizada no ano pas­sado na rede municipal, foi constatada uma defasagem na aprendizagem no que tange à leitura, escrita e cálculos dos alunos que estão nos anos ini­ciais do ensino fundamental, entre o 1º e 4º anos. Por isso, entre outras ações implan­tadas, esse projeto vem com um olhar individualizado ao nosso aluno, que tanto foi pe­nalizado durante a pandemia da covid-19”, explica o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

De acordo com o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, os investimentos na infraestrutura escolar estão sendo realizados para tornar os ambientes mais propícios ao en­sino. “A climatização das mais de mil salas de aulas da rede com aparelhos de ar-condicionado já começou. Vinte e duas esco­las e duas áreas administrati­vas já estão com a instalação completa”, afirma o secretário.

“São 2.500 novos compu­tadores, 1.500 já entregues e os outros mil em processo de com­pra, além dos kits multimídia e o reverdejamento das unidades escolares, uma ação inédita que contou com o investimento de R$ 5,4 milhões para arborizar e verdejar os espaços escolares”, finaliza Elias Miguel.

Nesta segunda-feira, a pre­feitura também renovou a parceria com a Câmara de Vereadores para continuidade do Programa Escola na TV. O projeto coloca no ar, todos os dias, das 7h30 às dez horas e das 12h30 às 15 horas, pelo ca­nal TV Câmara, a transmissão de conteúdo educacional aos alunos da Rede Municipal. O projeto foi o principal instru­mento da Rede durante a sus­pensão das aulas presenciais por causa da covid-19.

Além do prefeito e do se­cretário da Educação, também participaram da solenidade de lançamento do projeto “Todos Juntos” o vice-prefeito Daniel Gobbi; o secretário da Casa Ci­vil, Ricardo Aguiar; a secretária de Cultura e Turismo, Isabela Pessotti; e os vereadores Gláucia Berenice (Republicanos); Bran­do Veiga (Republicanos); Mau­rício Vila Abranches (PSDB) e Mateus Moreno (MDB). O pre­sidente da Câmara, Alessan­dro Maraca (MDB), também esteve presente para renovar o convênio do Escola na TV.

AVCB
Das 135 escolas ligadas ao município em atividade, 22 são conveniadas e 113 estão vincu­ladas à Secretaria Municipal da Educação. Dentre as munici­pais, 100 já têm o Auto de Vis­toria do Corpo de Bombeiros (88,5%) e 13 aguardam por regularização (11,5%). A pre­feitura também tem unidades que ainda serão inauguradas.

Neste mês, a Secretaria Mu­nicipal da Educação informou que trabalha para ter todas as unidades escolares com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ainda em 2022. A nota anterior dizia até o final do ano passado. Em janeiro de 2017, quando Du­arte Nogueira (PSDB) assumiu a prefeitura de Ribeirão Preto, apenas três das 108 escolas municipais tinham o AVCB, menos de 3% (ou 2,8%).

Em novembro, segundo pu­blicação no Diário Oficial do Município (DOM), a admi­nistração prorrogou, por mais dois meses, o contrato com a Alti Engenharia e Arquitetura Ltda.-EPP para adequação físi­ca e documentação para expedi­ção do alvará dos bombeiros. O prazo original era de um ano.

Ações na área de educação em RP
– Implantação do Programa Municipal de Alfabetização e Letramento
– Ampliação da carga horária, com a implantação da sexta aula para os estudantes do ensino fundamental
– Recuperação paralela, no contraturno escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Mate­mática
– Salas de estudos e laborató­rios de informática
– Oficinas práticas de leitura e matemática
– Reestruturação da Língua In­glesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental
– Reestruturação da Língua Inglesa, com a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais do fundamental
– Novo material didático de Língua Inglesa (Universidade de Cambridge), investimento de R$ 3.185.730,28
– Programa Escola na TV: reno­vado convênio entre a prefeitura e a Câmara

Postagens relacionadas

Aprovada a redação definitiva do projeto

Redação 1

Dodge arquiva Inquérito de Toffoli; Moraes nega

Redação 1

Duelo entre Botafogo e Guarani é adiado

Hugo Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com