Todos os anos os tchecos dão as boas-vindas à primavera repletos de alegria e esperança. É uma época em que lendas, histórias, contos e sabores multiplicam seu efeito e convidam a festas tradicionais.
À medida que o fim da longa estação fria se aproxima, as aldeias tchecas enchem-se de desfiles de crianças com buquês verdes, ovos pintados e chicotinhos feitos com brotos de salgueiro amarrados, anunciando com grande fé e esperança a chegada de uma das mais belas estações do ano.
Dos sete domingos antes da Páscoa, o quinto – chamado Domingo Negro ou da Morte – é o mais importante porque é o dia em que o inverno, personificado por um boneco de palha, é levado para fora das cidades, para um lugar onde é afogado ou queimado. Esses festivais são típicos de muitas regiões da Boêmia e Morávia, especialmente Valašsko, Horňácko e Blata. E quando chega o sexto domingo – o Domingo de Ramos – as crianças tchecas de Blata passeiam com uma boneca, trazendo o novo verão.
Nos quatro dias anteriores à Páscoa, ouvem-se catracas e chocalhos ao meio-dia e à tarde, substituindo os sinos. Na região de Podluží, flores primaveris efêmeras são vistas nas soleiras das casas, nos pátios e nos peitoris das janelas. São flores pintadas com sabão, umedecidas com água ou plantadas na areia. A moldura das janelas, os portais das adegas e das capelas são pintados e as casas são caiadas de branco.
Na Ressurreição do Sábado de Aleluia em qualquer igreja em Domažlice, Kyjov, Blatnice, Břeclav ou Vlčnov, pode-se olhar com prazer para os trajes festivos das mulheres e meninas da região. As festividades culminam na segunda-feira, quando os jovens circulam pelas aldeias com chicotes de brotos de salgueiro.
Domažlice, os guardiões das tradições
Esta pitoresca cidade fronteiriça na Boêmia Ocidental é caracterizada por suas tradições e cores. E a Páscoa não é exceção.
Domažlice é o coração da região de Chodsko. Esta região é conhecida pelos seus coloridos trajes tradicionais e rico folclore. A principal tarefa dos Chodes era guardar a fronteira do país entre a Boêmia e a Baviera. Essas pessoas eram súditos diretos do rei e gozavam de inúmeros privilégios por seus serviços.
Monumentos importantes em Domažlice incluem o Castelo Chodsko. Em seu recinto, você pode ver o museu Chodsko, que o aproximará da vida e das tradições desta região peculiar. Junto à igreja de Nossa Senhora do Nascimento, na praça principal, encontra-se a construção mais importante da cidade: a torre municipal cilíndrica, ligeiramente inclinada. O Portão Inferior é também parte inseparável da praça, cuja aparência maravilhosa dá um toque de distinção ao colorido geral do centro histórico.
Visitar esta cidade durante a semana da Páscoa é encontrar a tradição cara a cara. Os moradores se dedicam a pintar ovos da maneira tradicional, os quais oferecem em casas abertas para a temporada. Há também um mercado de Páscoa que oferece produtos típicos como pães doces, ovos decorados e outros objetos tradicionais.
Superstições e tradições da época
Como em cada país, a Tchéquia também tem seus próprios costumes da época de Páscoa. Começando com “Vajíčkovník”, a Árvore de Ovos, uma tradição antiga que retornou há pouco mais de uma década à cidade de Dolní Řasnice, localizada na região de Liberec.
As pessoas penduram ovos decorados com um desejo escrito na casca por volta do solstício e acredita-se que a energia vital do evento fará com que os desejos se tornem realidade. Esta prática é acompanhada por um desfile de máscaras que trazem chocalhos, sinos, latas e tampas de potes para fazer o máximo de barulho possível na imitação de tempestades. Este ato simboliza a despedida do inverno.
Outra tradição original que sempre chama muito a atenção é a do “chicote de salgueiro”. Os homens fazem pequenas tranças de salgueiro com as quais as moças da casa são simbolicamente chicoteadas para trazer boas colheitas, saúde e abundância aos lares.
Esse costume pode até ter um caráter amoroso. Após as chicotadas, as garotas presenteiam os rapazes com ovos decorados. O vermelho é reservado para o garoto do seu coração. Para garantir a fertilidade das mulheres, no noroeste da Morávia, os garotos até jogam água nas meninas. No entanto, no dia seguinte as meninas se vingam da mesma forma ou até mesmo derramam colônia nos homens.
Pães tchecos para uma Páscoa com abundância
Existem dois tipos de pão que são preparados em todas as regiões tchecas exclusivamente na época da Páscoa e de alguma forma simbolizam esta época do ano.
O primeiro é o biscoito ou panqueca em forma de cordeiro que geralmente é colocado em uma bandeja cercada de ovos de Páscoa. Especialmente nas grandes cidades, você encontrará esse cordeiro em muitas padarias, confeitarias e supermercados, ao natural ou coberto com chocolate.
Outro é o pão doce chamado “mazanec”. Para trazer um pouco do sabor tcheco à sua mesa, compartilhamos a receita:
Ingredientes: 0,5 kg de farinha integral ou semi-integral, 30g de fermento, 80g de açúcar, 100g de manteiga, 2 gemas, uma pitada de sal, 185ml de leite, 50g de passas, amêndoas, uma clara e amêndoas para decorar.
Modo de preparo: misture o fermento com um pouco de leite e açúcar, coloque a mistura em um lugar quente e deixe fermentar por cerca de 10 minutos. Misture a manteiga com o açúcar e as gemas. Adicione a farinha e uma pitada de sal à mistura fermentada. Adicione as amêndoas trituradas com passas à massa. Antes disso, você pode embeber as passas em rum ou conhaque. Amasse tudo muito bem. Coloque a massa em uma tigela, cubra com um pano leve e deixe fermentar por 2 horas. Em seguida, coloque a massa na assadeira, espalhe a clara de ovo e adicione amêndoas para decorar. Asse a 200°C por uma hora até dourar.
O bolo de Páscoa é servido no lugar do pão, cortado em fatias, com manteiga e mel ou geleia. Bom apetite!