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As novas regras do INSS para a ‘prova de vida’

ALFREDO RISK

Adriana Dorazi – especial para o Tribuna

A partir deste mês de março o Instituto Nacional de Seguri­dade Social (INSS) mudou as regras da prova de vida. Agora todos os beneficiários terão a prova feita de forma automáti­ca, ou seja, por cruzamento de dados das bases dos governos municipal, estadual e federal. Apenas quando o Instituto não conseguir comprovar que o se­gurado está vivo é que ele será convocado a comparecer nas agências, ou enviar dados de forma digital, pelo menos 30 dias antes da data do aniver­sário para evitar bloqueio do pagamento.

O advogado Carlos Augus­to Manella Ribeiro, especialista na área, explica que esse novo sistema é mais ágil, adequado à nova realidade digital que foi acelerada com a pandemia da covid-19. “Com a análise de cruzamentos de diversos dados, como por exemplo os cadastros existentes no Sis­tema Único de Saúde (SUS), Passaportes da Polícia Federal e Carteira Nacional de Habili­tação, será possível comprovar que estão vivos”, exemplifica.

O advogado Carlos Augusto Manella Ribeiro, especialista na área, explica que esse novo sistema é mais ágil, adequado à nova realidade digital que foi acelerada com a pandemia da covid-19

A nova legislação não deixa facultativo ao beneficiário a op­ção de fazer a prova de vida con­forme sua vontade (caso insista em fazer a prova), mas somente quando não for possível pelo cruzamento de informações das bases de dados, o que será pre­ferencialmente 100% online.

Segurados acamados ou que não tenham movimenta­ções bancárias, por exemplo, não serão prejudicados, se­gundo Manella. “Esses benefi­ciários não serão prejudicados pelo fato de que serão facilita­dos os acessos e regularizações através de ferramentas online. Devemos ficar atentos aos apli­cativos de controle do INSS, para que tudo se regularize e continue recebendo o benefí­cio de forma regular”, alerta.

O novo regramento se apli­ca somente aos beneficiários do INSS, sendo que os apo­sentados por outros regimes seguem regulamentações pró­prias. Quem ainda tem dúvi­das ou tem medo de algum tipo de golpe (confira o box com informações do INSS) deve falar direto no instituto, sem intermediários.

“O INSS tem canais online de dúvidas através do aplica­tivo Meu INSS e também via telefone 135, mas orientamos que procurem orientações de advogados para uma me­lhor análise técnica jurídica em caso de algum problema. Quando falamos em métodos digitais existe sim o risco de fraudes e golpes, mas caberá ao setor de tecnologia e inteligên­cia do INSS fiscalizar e regula­mentar prevenções para que os beneficiários não sejam preju­dicados”, conclui o especialista.

INSS dá dicas para não cair em golpes depois que a prova de vida foi suspensa
O INSS está fazendo um trabalho de esclarecimen­to com o público, depois da mudança nas regras da prova de vida, como medida para tentar evitar que os beneficiários caiam em golpes. Segundo o instituto, estelionatários estão se aproveitando da suspensão da prova de vida para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). Mas a recomenda­ção é para que o aposentado ou pensionista não envie seus dados pessoais, fotos ou documentos.

Nos contatos, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um docu­mento para finalizar o processo. O golpista informa ainda que tudo é “muito seguro”.

“O INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida, procedimento que está suspenso”, informa a divulgação oficial do instituto.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às dicas:

– mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
– caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
– o INSS nunca entra em contato direto com a pes­soa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
– o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS;
– sempre que o INSS convoca o cidadão para apre­sentar documentos, essa convocação fica registra­da no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135;
– a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agen­damento);
– é bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas infor­mações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.

O que fazer em caso de tentativa de golpe:
Denuncie tentativas de golpes à Ouvidoria do INSS pela internet ou pelo telefone 135. Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

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