O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira, 9 de março, a liberação de 100% do público para os jogos de futebol que serão realizados no estado de São Paulo. A decisão foi tomada em um momento em que o estado vem apresentando melhora em seus indicadores relacionados à pandemia do novo coronavírus.
Tem 83% de sua população com vacinação completa e queda de 54% no número de casos e de 76,6% nas internações nos últimos 30 dias. “A partir de hoje (ontem), estão liberados todos os jogos de futebol com 100% de ocupação nos estádios de São Paulo e isso se aplica também a todas as demais modalidades esportivas praticadas ao ar livre em São Paulo”, disse Doria.
A liberação ocorre dois meses após o governo de São Paulo ter anunciado uma redução na capacidade de público em jogos de futebol. Desde janeiro, os estádios de futebol no estado de São Paulo só poderiam realizar partidas respeitando o limite de 70% da capacidade de ocupação e com apresentação de comprovante de vacinação completo.
Para entrar em um estádio de futebol ou grande evento realizado em São Paulo, é necessária a apresentação do comprovante de vacinação. Já o uso de máscaras não será mais obrigatório em ambientes abertos. “A obrigatoriedade do comprovante vacinal permanece. Os eventos vão continuar exigindo vacinação completa”, disse o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Paulo Menezes.
Apesar de o uso de máscara ao ar livre não ser mais obrigatório, Menezes diz que o comitê científico continua recomendando que a máscara seja utilizada em ambientes com aglomeração, como estádios de futebol e shows ao ar livre. “Na situação de jogo de futebol, as torcidas se juntam, pulam, se abraçam. Por isso recomendamos que nessas situações, e também nos shows, que se use a máscara”, explica.
Será permitido acesso aos estádios de futebol mediante esquema vacinal completo – duas doses ou dose única. Ou teste negativo para covid-19 do tipo PCR (realizado até 48 horas antes) ou do tipo antígeno (realizado até 24 horas antes). Os dois clubes de Ribeirão Preto participam de competições da Federação Paulista de Futebol (FPF). O Botafogo disputa a Série A1 do Paulista (Botafogo) e o Comercial está na A3 do mesmo campeonato.
Na noite desta quarta-feira, o Comercial recebeu o Votuporanguense pela 11ª rodada da Série A3 do Paulista, no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos, que tem capacidade para 17.775 pessoas. No domingo (13), às 20h30, o Botafogo receberá o Novorizontino pela penúltima rodada da primeira fase da Série A1 do Paulista, no Estádio Santa Cruz, que comporta 29.292 torcedores, segundo dados oficiais.