A Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) realiza, a partir de março, a primeira edição da Mostra Identidade-S na Literatura. A programação, gratuita e aberta ao público, vai acontecer de março a junho, e terá a participação das autoras Amara Moira, Eliana Alves Cruz, Cidinha da Silva e Natalia Borges Polesso.
A mostra é um projeto da Biblioteca Sinhá Junqueira e da Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira e, nesta primeira edição, obteve recursos do governo de São Paulo, por meio do Edital ProAC Expresso, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa tem apoio do Hotel Mont Blanc Premium e parceria da Girassol Caminhos Criativos.
“A mostra fará parte de uma atividade permanente da Biblioteca e, em cada edição, traremos à discussão um assunto de atual relevância em nossa sociedade. Dessa vez, estamos dedicados à difusão, desenvolvimento e manifestação da cultura LGBTQIA+”, diz Ciro Monteiro, coordenador da BSJ.
“Para isso, convidamos quatro escritoras para promover a discussão sobre a construção de identidades a partir de suas vivências e obras relacionadas à cultura LGBTQIA+”, afirma. De acordo com o curador da mostra, Adonai Takeshi Ishimoto, as autoras ministrarão rodas de conversa e oficinas de escrita criativa.
“A proposta é, em cada mês, estudar e debater as obras de uma das escritoras convidadas. A Mostra é um convite para que a sociedade repense as questões de gênero e sexualidade a partir de obras dessas escritoras contemporâneas, que conseguem ressignificar o silenciamento das dissidências de gênero e sexualidade na literatura nacional”, comenta Ishimoto.
“Discutir literatura a partir da pluralidade e diversidade LGBTQIA+ é dar novos olhares e possibilidades de leitura para obras, personagens e pessoas; reconhecendo que as dissidências de gênero e sexualidade sempre existiram nas obras literárias, mas que foram historicamente silenciadas pelos grupos dominantes”, completa o curador.
A primeira atividade da mostra será uma leitura mediada pelo curador, Adonai Takeshi Ishimoto, do livro “Neca + 20 poemetos travessos”, de Amara Moira, autora que iniciará a programação, em 17 de março, das 19 às 21 horas, com participação de Fernando Vinhota. São 20 vagas.
Na sequência, os encontros serão com Eliana Alves Cruz (abril), Cidinha da Silva (maio), e Natalia Borges Polesso (junho). Durante os quatro meses da Mostra Identidade-S na Literatura, a Biblioteca Sinhá Junqueira também vai direcionar a sua programação mensal à temática. Assim, as atividades do Clube de Leitura BSJ, o Varal de Fotos e Indicação de Livros e o Clube Resenha Preta também irão focar o trabalho das escritoras.
Toda a programação será aberta a adolescentes, adultos e idosos e as inscrições devem ser feitas por meio de formulários online, já que as vagas para as rodas de conversa e para as oficinas são limitadas. Segundo o coordenador da Biblioteca Ciro Monteiro, a expectativa é atender 270 pessoas nas atividades principais com as escritoras, e cerca de 600 pessoas, de Ribeirão Preto e região, que irão circular no período da Mostra e serão impactadas com a proposta.
A Biblioteca Sinhá Junqueira atende terça a sexta-feira, das dez às 19 horas, e sábado das nove às 18 horas, mas estende o horário para eventos especiais. Fica na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. O telefone da BSJ é (16) 3323-7173. Para mais informações e para consultar a programação completa da BSJ e da mostra, acesse www. bsj.org.br. Todas as atividades são gratuitas.