Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Kia lançará duas picapes elétricas até 2027, quando terá 14 EVs

Os planos da sul-coreana Kia para os próximos anos incluem duas picapes elétricas, em uma estratégia de aceleração rumo à eletrificação. Uma delas é um modelo “dedicado”, o que significa que será montada em uma plataforma elétrica sob medida. O outro modelo tem perfil estratégico, adaptado aos mercados emergentes – possivelmente deverá usar uma arquitetura baseada em motor a combustão (ICE).

O grande SUV EV9 também está firme para fazer parte do portfólio da Kia, esperado para já estar no mercado no ano que vem. Revelado em novembro de 2021 no Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, o conceito se transformará em um modelo de produção homônimo em 2023. A Kia menciona que o veículo vai se estender em aproximadamente cinco metros e atingirá um sprint de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos.

De olho em 2027

Neste caminho buscando a emissão zero, a empresa sul-coreana deverá contar com 14 EVs até 2027. A picape elétrica sob medida da Kia poderá ter sua produção iniciada a partir de 2024, quando um SUV de médio porte também chegará à linha de montagem local.

Em 2025, carros elétricos de mesmo tamanho – e menores – serão produzidos na Europa, juntamente com modelos de entrada e de médio porte na Índia. Essas novas adições seguirão os EVs de médio porte programados para entrar em produção na China a partir de 2023.

SUV elétrico Kia EV9

Slide de apresentação da Kia
Imagem: Divulgação/Kia

De qualquer forma, o EV9 tem sido visto como um dos principais nomes em quatro rodas da Kia para os próximos anos. Para termos uma ideia disso, com a bateria totalmente carregada, o veículo terá uma autonomia máxima de aproximadamente 540 km (embora a Kia não mencione o ciclo de teste no qual o número se baseia).

Um carregamento de rápidos seis minutos deve garantir para o elétrico 100 km de autonomia. O EV9 rodará na plataforma E-GMP e dará suporte a recursos diferenciados, além de atualizações pelo ar (over-the-air, OTA) e sob demanda (feature-on-demand, FoD) – que permite aos clientes desbloquear funções após a compra.

Não está claro como isso acontecerá, mas há dois cenários plausíveis – pagando uma taxa única para obter acesso permanente ao recurso desejado ou por meio de um plano de assinatura. Além disso, o EV9 será o primeiro modelo de produção da Kia a adotar o AutoMode, uma espécie de conjunto avançado de sistemas de assistência ao motorista.

Projeções da Kia

As duas picapes elétricas da Kia surgem em um contexto em que a marca busca fortalecer suas ofertas de EVs para atingir vendas anuais de 1,2 milhão de unidades até 2030. Um aumento de 36% em comparação com o compromisso anterior assumido pela empresa.

Junto ao mercado da Coreia do Sul, os mercados da América do Norte, Europa e China deverão representar 78% dos negócios da Kia. 45% de seus veículos nesses locais não deverão contar com motor a combustão (serão modelos “eco-friendly”). Nos próximos oito anos, a Kia acredita que será capaz de vender um total de 4 milhões de carros (ICE + EV) por ano, com mais da metade deles sendo eletrificados.

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Via Motor1   Olhardigital

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