No dia 3 de março, as 133 escolas municipais e conveniadas de Ribeirão Preto completaram um mês de retorno das aulas presenciais. Para o secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, o retorno das aulas foi importante para os 47.909 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. De acordo com ele, o afastamento das crianças e adolescentes das atividades pedagógicas presenciais não afetou apenas o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, mas também aspectos relacionados à saúde emocional e a de relações sociais.
Tribuna Ribeirão – Que avaliação, sob a ótica pedagógica, o senhor faz do retorno das aulas presenciais na rede municipal?
Felipe Elias Miguel – A avaliação é positiva tendo em vista a urgente necessidade de retomada das atividades presenciais. É notório que o afastamento das crianças e adolescentes das atividades pedagógicas presenciais não afetou apenas o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, mas também aspectos relacionados à saúde emocional e a das relações sociais desses sujeitos. A Unicef e diversas outras organizações sociais apontavam para esses prejuízos, e compreendo que este primeiro mês completo de atividades presenciais significou um enorme benefício educacional, emocional e social aos nossos estudantes. Há muitos desafios neste processo, mas estamos realizando ações contundentes de busca ativa e acompanhado bom engajamento dos alunos e suas famílias no retorno das atividades presenciais. A escola é uma referência de espaço seguro e relevante para nossas crianças e adolescentes, e o retorno delas tem garantido isso.
Tribuna Ribeirão – A Secretaria detectou algum problema de adaptação dos alunos depois de tanto tempo fora das salas de aula?
Felipe Elias Miguel – Com o retorno presencial, depois de tanto tempo em atividades remotas, há uma necessidade natural de restabelecimento dos vínculos, reconstrução das rotinas escolares e reorganização da dinâmica social em um espaço coletivo e tão plural quanto é a escola. Mas, a despeito deste enorme desafio, considero que essa readaptação tem sido muito satisfatória. Nossos professores são capacitados para este atendimento e para as mediações necessárias; os protocolos estão bem estabelecidos e têm sido seguidos nas unidades; houve formação para que tivéssemos foco nas condições socioemocionais dos alunos, considerando-os na sua integralidade.
Tribuna Ribeirão – Em algumas escolas foram detectados casos suspeitos de covid-19 e alunos tiveram que retornar, momentaneamente, ao ensino remoto. Isso era previsto?
Felipe Elias Miguel – Sim, era previsto. Seguimos em um contexto de pandemia, com a obrigatoriedade do uso de máscara e com protocolos sanitários. Todos nós, em qualquer espaço coletivo, estamos sujeitos a essa situação. Entretanto, as nossas unidades estão devidamente equipadas para a garantia dos protocolos; todos os nossos profissionais estão com a imunização completa e a maior parte dos estudantes já começou a ser vacinada. Temos acompanhado de perto os casos confirmados e seguido as orientações da vigilância epidemiológica com rigor.
Tribuna Ribeirão – Como a Secretaria tem trabalhado para garantir o acesso destes alunos ao ensino remoto? A parceria com a TV Câmara continua?
Felipe Elias Miguel – Em razão dos meses de ensino remoto, houve a possibilidade de construção de uma base de ferramentas e metodologias pedagógicas que garantem a continuidade do ensino nessas situações. Temos recursos disponíveis para isso, como o Google classroom, em que todos os estudantes têm acesso; cotas para a impressão de materiais nas escolas para que os pais e responsáveis possam retirar; e até mesmo o uso de plataformas de vídeo e de grupos de mensagem, para que os professores divulguem aulas e orientações aos estudantes.
A parceria com a TV Câmara continua em 2022 e somos muito gratos à Câmara Municipal por isso. O Escola na TV garante a disponibilidade de aulas aos estudantes de todos os segmentos da rede municipal, com transmissão na TV aberta e pela internet das 7h30 às 10h e das 12h30 às 15h, de segunda a sexta-feira.
Tribuna Ribeirão – Em relação à ampliação de vagas na Rede, o que a Secretaria tem programado para este ano?
Felipe Elias Miguel – O Plano de Expansão da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto para a Educação é uma realidade. Já entregamos 10 novas escolas e outras 10 estão ou em obras ou em fase de aprovação de projeto. Serão mais oito mil vagas na educação infantil e no ensino fundamental para o município. Também estamos avançando nos projetos de expansão das unidades escolares existentes, o que demandará também a contratação de mais profissionais para atendimento dos novos alunos. Importante que não basta ofertar uma vaga, mas que a vaga seja, o mais próximo possível, das residências das famílias.
Tribuna Ribeirão – No bairro Cristo Redentor, na Zona Oeste da cidade, os pais reclamam da falta de vagas. O que a Secretaria tem programado para aquela região do município?
Felipe Elias Miguel – A Secretaria tem um programa bem definido para o atendimento deste bairro, em que já há uma escola em funcionamento, para atendimento da Educação Infantil, demanda que era urgente para os moradores de lá. Além disso, a licitação para a construção de uma escola municipal de ensino fundamental no Jardim Cristo Redentor será no dia 7 de março. A nova unidade disponibilizará 800 novas vagas. A previsão é de que, após a conclusão do processo licitatório, a unidade de ensino fundamental seja entregue em 18 meses. Além da nova unidade escolar, a Pasta também ampliará a escola de educação infantil localizada no Parque dos Pinus e fará a adequação de um prédio escolar localizado no Jardim Alexandre Balbo, na mesma região. E ainda não está descartada a ampliação da escola Dr. Fábio Musa ou uma nova unidade de educação infantil no Jardim Cristo Redentor.
Tribuna Ribeirão – Em que fase está o projeto de aulas de inglês realizado em parceria com a editora da Universidade de Cambridge do Reino Unido?
Felipe Elias Miguel – O projeto de ensino de inglês na rede municipal já está em andamento, conforme planejado. Os materiais foram recebidos nas escolas e os professores, diretores e coordenadores já vêm participando de formações sobre o projeto. Neste primeiro momento, as aulas ministradas para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão ocorrendo com o objetivo de preparar esses alunos para a aprendizagem na disciplina, já que é uma novidade para eles. Após essa etapa, os estudantes receberão os materiais de Cambridge adquiridos, para a continuidade dos estudos. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, segmento este em que já havia o ensino de inglês, estão vivenciando neste início de ano atividades diagnósticas, também sob a orientação da Secretaria, a fim de que tenhamos um panorama para o início do uso deste material e que ele ocorra de maneira mais assertiva.
Tribuna Ribeirão – Qual o grande desafio da Educação Municipal para este ano?
Felipe Elias Miguel – Sem dúvida o maior desafio está relacionado à recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes. A despeito de todo o esforço empreendido pela Secretaria, pelas escolas e por nossos profissionais durante os meses de ensino remoto, a retomada das atividades presenciais nos coloca diante de um cenário de defasagens de aprendizagem que precisa ser recuperado. É justamente por compreender este como nosso maior desafio que ações foram implementadas, como a ampliação da jornada no ensino fundamental e com foco na recuperação e aprofundamento em Língua Portuguesa e Matemática. Também foi organizado um projeto de recuperação paralela consistente para atendimento dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Temos ainda a implantação do Programa Municipal de Alfabetização e Letramento, um documento robusto, com o estabelecimento dos referenciais e metas para o trabalho na rede municipal de ensino, de modo a fortalecer nosso compromisso com a aprendizagem das crianças.