A fachada de um dos principais cartões postais e referência cultural de Ribeirão Preto, o Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico da cidade, está iluminada de lilás em alusão à campanha Março Lilás, de conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer do colo do útero.
Dia Internacional da Mulher
Também faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima terça-feira, 8 de março. A fachada permanecerá com iluminação especial até dia 13. Apesar de silencioso, o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, possui altas chances de cura se identificado no estágio inicial.
Por isso a importância de ações de conscientização, para que a mulher tenha uma rotina regular de exames preventivos no diagnóstico precoce, o Papanicolau e a vacina contra o HPV (Papilomavírus humano). O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto promoverá, durante este mês, a campanha de conscientização e combate ao câncer do colo do útero.
Hospital de Câncer
Na próxima quinta-feira, dia 10, ocorrerá a abertura oficial da campanha com uma ação voltada ao bem-estar das pacientes e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contará com a presença da direção do Hospital e do presidente da Fundação SOBECCan, Antônio Carlos Maçonetto.
Ainda terá café da manhã, maquiadoras, cabeleireiras e outras ações voltadas ao bem-estar e beleza das pacientes. O telefone para informações é (16) 3878-9700. O Hospital de Câncer fica na rua Octávio Martins Braga n° 50, Residencial Flórida, Zona Sul.
Outros dados podem ser obtidos nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/hospitaldecancerrp/) e Instagram (www.instagram.com/hospitaldecancerribeirao/) A campanha visa levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino.
Também pretende alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. A prevenção é a melhor forma de combater esse câncer, e é fundamental esclarecer sobre a necessidade da prevenção com a vacina contra o HPV, e da importância de manter os exames periódicos em dia, a fim de diagnosticar precocemente a doença.
Estatística
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registrou 16.710 novos casos de câncer do colo do útero em 2020. A média de mortes em 2019 era de 6.596, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM do Ministério da Saúde.
Vagas
Em parceria com o Novo Shopping, o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto também abrirá 100 vagas para atendimentos. Serão 20 atendimentos por dia, que poderão ser agendados para os dias 12, 28, 29 e 30 de março, para coleta de exames de papanicolau.
As vagas estão disponíveis mediante agendamento pelo telefone 3878-9700 ou diretamente no Hospital de Câncer. Já no domingo, dia 13, o Hard Rock Cafe de Ribeirão Preto promove o show da Banda Área 51, em prol da instituição. A banda se apresentará a partir das 18 horas e o couvert artístico será revertido em prol do hospital.
O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%.
As medidas de prevenção são simples. Toda mulher com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos deve fazer o exame preventivo, também chamado de papanicolau, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar à morte.