Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Aleitamento materno atinge nível histórico

FERNANDO FRAZÃO/AG.BR.

Ribeirão Preto alcançou, em 22 anos, uma evolução histórica e atingiu a marca de 66,1% das crianças menores de seis meses, residentes na cida­de, com acesso ao aleitamento materno exclusivo. A meta do Plano Municipal de Saúde é chegar a 70% até 2025.

A Coordenadoria de Alei­tamento Materno da Secreta­ria Municipal da Saúde iden­tificou que, em 1999, quando Ribeirão Preto estava inserida no “Projeto Amamentação e Municípios”, apenas 12,7% dessa faixa etária eram ama­mentados de forma exclusiva.

A coordenadora do progra­ma, Lilian Pimenta Nogueira, explica que o alto índice é resul­tado da consolidação de política pública pró-amamentação, ado­tada em Ribeirão Preto, que ofe­rece atendimento de qualidade às mães nas unidades de saúde.

“Adotamos uma estratégia mais inteligente de formação de vínculo, nutrição padrão ouro, com potencial impac­to na vida adulta de crianças amamentadas. Portanto, uma sociedade com altos índices de aleitamento torna-se mais saudável”, diz.

“De acordo com pesqui­sas recentes, possui acesso a maior tempo de estudos, com impacto no acesso ao mer­cado de trabalho e melhores rendimentos”. Para atingir números tão expressivos, a Coordenadoria de Aleita­mento Materno tem investi­do na capacitação dos profis­sionais da atenção primária.

O enfoque está no incenti­vo à amamentação e alimen­tação complementar saudável em crianças menores de dois anos de idade. Os benefícios do aleitamento materno são incontestáveis, com influên­cia direta na saúde da crian­ça, na saúde materna e im­pacto na família e sociedade de modo geral.

Os benefícios são impac­tantes na qualidade de vida da população, com crianças mais saudáveis, que se recu­peram mais rapidamente de doenças, mulheres com re­torno às condições corporais pré-gravídicas mais rápido, redução de doenças crônicas na vida adulta, como diabetes tipo 2 e obesidade.

Além do meio ambiente que não precisa ser poluído com a dispensa do plástico de mamadeiras, bicos artificiais e das latas de fórmula infantil. Ribeirão Preto ocupa o pri­meiro lugar no Estado e é ter­ceira no Brasil em unidades de saúde certificadas. Está na sex­ta colocação em oficinas sobre amamentação implantadas.

A cidade está alinhada com a Estratégia Amamenta e Ali­menta Brasil (EAAB), do Mi­nistério da Saúde, e permite que a comunidade tenha aces­so a profissionais qualificados, fortalecendo a saúde mater­no-infantil, o que contribui de forma direta com redução de agravos como doenças diarrei­cas e respiratórias.

Desde a implementação da EAAB, em 2013, Ribeirão Preto promove oficinas de tra­balho em todas as unidades de saúde, onde já foram capa­citados 1.674 profissionais de diversas categorias e coloca a cidade em sexto lugar no Bra­sil com maior número de ofi­cinas de trabalho, em terceiro lugar em número de unidades de saúde certificadas, e em pri­meiro lugar no Estado de São Paulo neste quesito.

Anualmente, a coordena­doria de Aleitamento Materno treina os profissionais quanto ao manejo das intercorrências mamárias. Já são 467 profissio­nais habilitados. Deste modo, tem-se a consolidação de uma política pública pró-amamen­tação que fornece atendimento de qualidade aos munícipes.

As mulheres, desde a gra­videz até o pós-parto, que ti­verem dúvidas ou dificuldades sobre a amamentação, podem procurar orientações em todas as unidades de saúde de Ri­beirão Preto. Além do atendi­mento individual, podem par­ticipar também de grupos e ter acesso a materiais educativos envolvendo a temática.

Para mais informações sobre o aleitamento mater­no exclusivo acesse https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/coordenadoria­-de-aleitamento-materno. Os contatos podem ser feitos por e-mail ([email protected]. com.br) ou pelo telefone (16) 3977-9300.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

PUBLICIDADE: Livro Empresas Centenárias

Redação 1

Violência contra crianças pode crescer 32% durante pandemia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com