Tribuna Ribeirão
Artigos

Cuide bem do seu intestino

É claro que qualquer doença atrapalha, perturba e piora muito a qualidade de vida das pessoas. Agora, se existe uma doença ou grupo de doenças que traz enorme desconforto para a vida de uma pessoa são as doenças do intestino. Isto por que, elas envolvem de uma maneira geral a alimentação, que constitui um dos prazeres da vida.

E elas se manifestam desde sinais e sintomas leves à vida da pessoa, levando ao diagnóstico de doenças graves colocando até em risco a vida da pessoa, como o câncer de intestino. Entre as funções do intestino estão a de manter a digestão e absorção de nutrientes e isto é de tal importância, que é responsável por manter a vida da pessoa bem como manter a disposição para o trabalho.

Os alimentos uma vez ingeridos o processo digestório tem início na boca, com a mastigação dos alimentos que deve ser muito bem realizada e quando ingerido percorre o esôfago e dá entrada no estômago e em seguida chega ao intestino onde em suas diversas partes vão sendo absorvidos.

Qualquer transtorno nessas diversas etapas reflete sinais e sintomas anormais como azia, náuseas, vômitos e sensação de estufamento do abdômen (empachamento) e dor abdominal, principalmente as do tipo cólica, que são dores em episódios do tipo vai e vem, isto é, dor seguido de momentos sem dor.

Outras manifestações importantes são obstipação ou intestino pre­so, em que a pessoa tem dificuldade de realizar o ato de evacuação ou a demora durante o ato de evacuação ou na sua frequência. Um aspecto muito útil e que a pessoa deve cuidar bem do intestino é observar a con­sistência das fezes, que deve ser pastosa e de cor escura, mas não muito.

A obstipação consiste na dificuldade de evacuar levando ao descon­forto abdominal quase sempre acompanhado de dor abdominal. Entre as causas de obstipação ou intestino preso está a vida sedentária, isto é, a falta de exercícios físicos, a baixa ingesta de líquidos que precisa ser de dois a três litros por dia e, principalmente a baixa ingesta de fibras, quer dizer o baixo consumo de frutas, verduras e legumes.

O oposto à obstipação é a diarreia, que significa fezes líquidas. Todos esses sinais e sintomas traduzem a presença de uma doença intestinal. E ainda a presença de sangue nas fezes ou muco, que é um aspecto do tipo catarral. E ainda a perda de peso e a presença de gases ou flatulência (pei­dos) também estão incluídos no quadro sugestivo das doenças intestinais. Entre essas, uma das mais comuns é a intoxicação alimentar que consiste no consumo de comidas deterioradas ou com prazo de validade vencida.

Em geral são quadro simples, mas que trazem enorme desconforto, mas pode ser perigoso por que pode levar à desidratação. Por isso a recomenda­ção é sempre essa: qualquer sinal ou sintoma de doença intestinal a pessoa não deve tomar remédio por conta própria e sim procurar um médico.

Outras doenças intestinais são a diverticulite, que consiste na inflama­ção em alguns pontos do intestino, muito comum nas pessoas acima de 60 anos. Há ainda as hemorroidas, que têm origem nos vasos sanguíneos situados na parte interior do canal anal. Eles aumentam de tamanho e in­flamam trazendo desconforto e algumas vezes sangramento nos obstipados.

Há ainda outras doenças inflamatórias intestinais como a colite ul­cerativa e a chamada doença de Crohn, que são traduzidas por quadros de maior gravidade com períodos de diarreia seguidos de obstipação. Felizmente para todas as doenças intestinais já existem conhecimentos e recursos tecnológicos capazes de fazer o diagnóstico e estabelecer o tratamento, inclusive para o câncer intestinal que, se diagnosticado no começo, tem tratamento e cura.

Então para a pessoa cuidar bem do intestino ela precisa ficar atenta a qualquer sinal ou sintoma do intestino e procurar o médico imedia­tamente. Cuidados especiais com a alimentação, que deve ser rica em fibras como as verduras e legumes.

Manter uma atividade física diária como a caminhada, tomar de dois a três litros de água por dia, não exagerar nas bebidas alcoólicas e principalmente, não fumar de jeito nenhum. Assim ela estará cuidando bem do seu intestino.

Postagens relacionadas

Administração plural e abrangente

Redação 5

O “casamento” eterno

William Teodoro

Jornada de oração e jejum pelo Brasil!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com