O Botafogo está eliminado da Copa do Brasil 2022. Após jogo pegado, em que o tricolor abdicou do ataque, o time paranaense fez seu gol e avançou para a segunda fase do torneio.
O Azuriz buscou o gol com boas chances na primeira etapa, mas pouco conseguiu produzir no segundo tempo. Com um a menos após expulsão do volante Fábio, o time da casa seguiu pressionando e conseguiu o gol nos acréscimos, com bela cabeçada do capitão Salazar.
Com a derrota, o tricolor foi eliminado e assistirá de casa o confronto entre o Azuriz e o vencedor do confronto entre Grêmio e Mirassol, que será realizado na próxima terça-feira (01), na cidade do interior paulista.
O Jogo
A etapa inicial terminou sem gols, mas com muitas chances para o time da casa, enquanto o Botafogo usou o início do jogo para estudar o adversário.
Aos 13 minutos, Jamerson abriu para Rone, que sofreu falta da entrada da área. O lance foi desperdiçado por Fabrício Oya, jogador revelado pelo Corinthians.
Aos 23, Rone recebeu a bola de Oya e exigiu mais uma defesa do goleiro tricolor Deivity. Aos 30 minutos Oya arriscou de fora da área e levou perigo para a meta do pantera. Na sequência, Rone recebeu cruzamento de Jamerson e testou para fora.
Aos 38 o Azuriz chegou novamente, dessa vez em cabeçada de Berguinho, que estava livre na pequena área, mas desperdiçou. No lance seguinte, mais um cruzamento e mais uma chance perdida para o time paranaense.
Após primeiro tempo de pressão do time da casa, o Botafogo não esperou muito para mexer. Aos 12 minutos, Leandro Zago fez três alterações: entraram Tiago Reis, Luketa e Kadu Barone, para as saídas de Dudu, Bruno Michel e Hélio Paraíba. Dessa forma, o treinador manteve a mesma formação tática, alterando apenas as peças ofensivas.
Com poucas chances, os primeiros trinta minutos da segunda etapa foram marcados pelo marasmo e pressão sem objetividade do clube paranaense.
Mas, aos 33, a vida ficou mais fácil para o Pantera. Em falta completamente imprudente, o volante Fábio acertou uma voadora na cabeça do botafoguense Emerson. Vermelho direto. O jogador do tricolor precisou trocar a camisa e fazer uma bandagem, tudo isso por conta do corte e do sangramento causado na jogada.
De nada adiantou. Com oito minutos de acréscimo por conta da expulsão e muitas trocas, o time da casa seguiu pressionando e conseguiu o gol: aos 48 minutos, Salazar, zagueiro e capitão do Azuriz, subiu e cabeceou para o fundo da rede, abrindo o placar e fechando a conta.
O Botafogo ensaiou uma reação com cruzamentos para a área. Logo na sequência, Kadu Barone desviou bola lançada em escanteio, mas a bola não entrou. Azuriz classificado.
Com a eliminação, o Tricolor volta suas atenções para o campeonato paulista. O próximo compromisso do pantera será neste domingo, às 20:30, contra o São Bernardo, no estádio Santa Cruz