Atitudes erradas, muitas vezes tomadas por represália e no calor dos acontecimentos, na maioria das vezes geram consequências graves. A conta, um dia, chega.
A UEFA ainda paga um preço muito alto, porque entrou na aventura de retirar a Liga dos Campeões da televisão aberta no Brasil durante três anos e deixar o principal campeonato dela só na TV paga e Facebook, não entendendo que aqui a internet não é lá essas coisas.
Olha o que os números mostram: em fevereiro de 2018, PSG x Real Madrid fizeram o primeiro jogo das oitavas de final do torneio, horário da tarde e deu 24,6 de média na Globo. A Band, que na ocasião também exibiu a partida, marcou 8,6. Uma grandeza a soma das duas.
Pois bem, na última terça-feira, repetindo essa situação, inclusive as mesmas equipes, o SBT ficou com 7,3 pontos. O que equivale a menos de 20% do público de 2018.
Isso demonstra o fiasco que foi aquela decisão. A UEFA, meio que escondendo a competição nos últimos anos, perdeu tempo e dinheiro.
E o que também, na parte que nos toca, atesta a soberania da TV aberta, aquela que ninguém paga pelos serviços prestados e chega em qualquer canto deste país continental.