O estado de São Paulo irá realizar a partir deste sábado (19) e até 25 de fevereiro a “Semana E” de vacinação em escolas estaduais, municipais e particulares. A iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal entre as crianças de 5 a 11 anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo governador João Doria (PSDB).
“O governo de São Paulo já disponibilizou 100% das vacinas necessárias para imunizarmos todas as crianças do estado. As escolas sempre foram grandes aliadas da vacinação e mais uma vez serão um diferencial para alcançarmos a nossa meta de vacinarmos todas as crianças de São Paulo”, afirma. A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto ainda não divulgou se vai aderir.
Os municípios que aderirem à ação poderão vacinar as crianças sem burocracia, com apenas um documento de concordância dos pais ou responsáveis, que não precisarão estar presentes no momento da imunização. O termo já foi disponibilizado aos 645 municípios e poderá ser enviado aos pais e responsáveis nas escolas que aderirem à iniciativa.
“É fundamental que os municípios façam a busca ativa das crianças a serem vacinadas, assim ampliaremos a cobertura e a proteção de toda a população. As escolas sempre foram grandes aliadas da vacinação e mais uma vez serão um diferencial para alcançarmos a nossa meta de vacinação”, diz Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI).
As escolas indicadas funcionarão como postos volantes de vacinação, de acordo com a realidade de cada local. A Secretaria de Estado da Educação irá disponibilizar as escolas neste período para que as equipes de vacinação dos municípios possam ampliar suas estratégias de vacinação.
“Nós recomendamos também para as escolas privadas, visto que há muitas crianças nestes lugares. E também, recomendamos que os alunos de 12 a 17 anos que ainda não tomaram a segunda, possam tomar dentro das escolas’’, explica o secretário estadual da Educação Rossieli Soares.
São Paulo tem hoje 60% da população infantil vacinada com a primeira dose, em um total de 2,4 milhões de doses aplicadas, segundo dados do “Vacinômetro” desta quarta-feira. A imunização da segunda dose para as crianças que tomaram a vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, começa no final de semana.