Tribuna Ribeirão
Cultura

Fundação lança banco de talentos

FOTO: STÉ FRATESCHI

A Fundação do Livro e Lei­tura de Ribeirão Preto está re­cebendo propostas de projetos culturais e currículos de pro­fissionais de arte e cultura para composição de seu recém cria­do banco de talentos. O material pode ser enviado em formato digital por e-mail. Serão aceitos apenas projetos que tenham ca­ráter cultural ou educacional.

O leque de possibilidades para integrar o banco de talentos da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é extenso e aberto a todo o Brasil. Podem participar artistas independentes de todas as linguagens, bandas, grupos de teatro, produtores, fotógrafos, au­tores, poetas, produtores audiovi­suais, técnicos de som e luz, con­tadores de histórias, entre outros.

De acordo com Priscila Prado, produtora da Fundação do Livro e Leitura e responsável pela iniciativa, a ideia é formar um catálogo interno da insti­tuição para facilitar a pesquisa e busca por esses fornecedores. “Estamos sempre desenhan­do projetos e, às vezes, existe a ideia, mas falta quem executa. Por isso, será de grande auxílio ter esse banco para nos ajudar nessas construções”, explica.

Os currículos e as apresen­tações de projetos ou mídia kit podem ser encaminhados dire­tamente para o e-mail btfunda­[email protected], com todos os contatos atualizados e o máximo de informações sobre o profis­sional e/ou proposta enviada.

Inspirações
Além das atividades de agenda fixa anual, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove diversos proje­tos ligados ao universo da lite­ratura e educação, entre eles o Festival Revolução Poética, a Feira Internacional do Livro (FIL), entre outros que estão em processo de aprovação pe­las leis de incentivo cultural.

“O banco de talentos servirá de inspiração para futuras cura­dorias e propostas de progra­mação para os eventos em an­damento. Funcionará como um acervo e a contratação efetiva – imediata ou em médio e longo prazo – dependerá da curadoria e da necessidade da entidade”, alerta a produtora Priscila Pra­do. Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura, a iniciativa chega em ótimo mo­mento, tanto para a Fundação como para os profissionais.

“Vivemos um novo cená­rio para os eventos culturais com o processo de retomada de atividades presenciais e com a solidificação de agendas on­-line, em um formato híbrido, que vieram para ficar. O banco de talentos só tem a contribuir com as realizações da entidade, proporcionando a possibili­dade de conhecer bons profis­sionais e bons projetos de todo o país, que são sempre muito bem-vindos”, destaca.

Novas oportunidades
A produtora Carol Gregó­rio, de Ribeirão Preto, foi uma das primeiras a enviar currí­culo para o banco de talentos da Fundação do Livro e Leitu­ra. Com formação construída dentro de movimentos sociais e culturais da cidade, Carol acre­dita que compartilhar saberes é um movimento de grande valia e o banco pode incentivar.

“As grandes instituições que trabalham com fomento à lei­tura e à cultura são de extrema importância para o desenvolvi­mento dos artistas e produto­res culturais, tanto locais como nacionais. Somar e aprender é meu objetivo”, conta a produ­tora. Mais informações no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/).

Sobre a fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito pri­vado, sem fins lucrativos. Tra­ta-se de uma evolução da an­tiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmen­te para realizar a Feira Nacio­nal do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 reali­zou sua 20ª edição, pela primei­ra vez, no formato online, devi­do à pandemia do coronavírus. O evento permitiu a presença e a interatividade do público e conectou pessoas de 27 países: foram aproximadamente 110 horas transmitidas ao vivo e on­-line, em mais de 60 atividades.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora inter­nacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou expe­riência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros pro­jetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mante­nedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAC.

Postagens relacionadas

Hoje tem Sarau dos Médicos Escritores

Redação 1

Alessandro Machado e Agrício Costa reforçam o Raiz Samba 6 na defesa do samba da velha guarda

William Teodoro

‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ mostra como herói é desmascarado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com