Tribuna Ribeirão
Política

Sevandija – STJ suspende processo e liberta Marco Antônio

ALFREDO RISK/ARQUIVO

O ministro Rogério Schiet­ti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu o processo da Operação Sevan­dija que investiga um suposto esquema de lavagem de di­nheiro desviado dos cofres da prefeitura de Ribeirão Preto. O magistrado é o relator do pro­cesso em Brasília. Ele também expediu liminar determinando a soltura de Marco Antônio dos Santos, secretário da Ad­ministração na segunda gestão de Dárcy Vera (2013-2016).

A liminar foi concedida no início de fevereiro. Santos esta­va preso em Tremembé desde março de 2017. Segundo Cruz, toda a movimentação do caso fica parada, por enquanto, até o julgamento final do habeas corpus na Justiça de São Pau­lo, pedido pela defesa do ex­-secretário. Em liberdade, o ex-secretário não poderá ter contato com outros réus da Sevandija, não pode sair de Ri­beirão Preto sem autorização judicial e deve permanecer em casa das 20 às seis horas.

Em 28 de janeiro, o juiz Lú­cio Alberto Enéas da Silva Fer­reira, da 4ª Vara Criminal de Ri­beirão Preto, condenou Marco Antônio dos Santos a doze anos de prisão em regime fechado por lavagem de dinheiro. Segun­do o magistrado, o ex-secretário Santos comprou imóveis com recursos desviados da chamada “fraude dos honorários”, uma das ações penais que investiga esquema de corrupção da Ope­ração Sevandija.

De acordo com o juiz, Santos aplicou R$ 1,2 milhão na compra de duas casas, uma em Ribeirão Preto e outra em Indaiatuba. O magistrado também afirma que o ex-secretário registrou os imó­veis em nome de terceiros. As residências foram sequestradas durante a investigação, em favor do município de Ribeirão Preto, como parte do ressarcimento.

Telma Regina Alves, namo­rada de Santos na época em que o caso foi investigado pelo Gru­po de Atuação Especial de Re­pressão ao Crime Organizado (Gaeco) também foi condenada. Ela pegou quatro anos e seis me­ses de prisão em regime semia­berto. A jornalista foi investiga­da por transações financeiras que resultaram na aquisição dos bens. A defesa de Marco Anto­nio dos Santos disse à imprensa que recorreria da condenação.

Afirma que a Operação Se­vandija e a recente decisão têm viés político. Já o advogado de Telma Regina diz não reco­nhecer a lisura do processo que resultou na condenação e que irá recorrer da sentença. O ex­-secretário da Administração já havia sido condenado em outra ação da Sevandija.

Santos estava preso desde 2017 por ter sido um dos con­denados em outro processo da operação, por associação crimi­nosa e peculato-desvio, em um esquema que desviou R$ 45 mi­lhões da prefeitura por meio do pagamento indevido de honorá­rios advocatícios.

A pena estabelecida inicial­mente para ele era de 18 anos, mas foi ampliada para 26 anos de prisão pelo Tribunal de Jus­tiça de São Paulo (TJSP). De­flagrada em 2016, a Operação Sevandija revelou um dos maio­res esquemas de corrupção em prefeituras paulistas, segundo a Procuradoria-Geral de Justiça.

Além da fraude dos honorá­rios, há processos na Justiça por desvios em licitações do antigo Departamento de Água e Es­gotos (Daerp) e negociação de cargos terceirizados na prefeitu­ra em troca de apoio político na Câmara, por meio da Compa­nhia de Desenvolvimento eco­nômico (Coderp) e a empresa Atmosphera Construções e Em­preendimentos, do empresário Marcelo Plastino.

Na ação que investiga um esquema de apadrinhamento político, compra de votos, pa­gamento de propina, fraude em licitações e terceirização de mão de obra na prefeitura, envolven­do a Coderp, Santos foi conde­nado a 38 anos, um mês e 26 dias de prisão iniciados em re­gime fechado, mais multa de 2% em cima do valor dos contratos feitos sem licitação.

Postagens relacionadas

Decretos da pandemia – Vigilância Sanitária de RP aplicou 29 multas

Redação 1

Lava Jato denuncia Palocci A força-tarefa da Operação

Redação 1

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com