Os microempreendedores Individuais vêm ganhando força em Ribeirão Preto. De acordo com um levantamento realizado pela DataHub, plataforma de inteligência de dados multimercado, em 2021, a quantidade de novos MEIs na cidade cresceu 32,9% em relação a 2019, período pré-pandemia. O município já conta com mais de 55 mil microempresas no total, sendo que só nos últimos 90 dias, foram abertos 2.738 negócios da modalidade. Atualmente, o segmento tem uma representatividade de 46,6% quando analisado juntamente com outros tipos de negócio na região, como pequenas, médias ou grandes empresas.
Segundo André Leão, Chief Product Officer (CPO) da DataHub, a pandemia fez com que algumas atividades desempenhadas por MEIs ganhassem mais força na cidade. “Entre os negócios mais populares estão o fornecimento de alimentos para consumo domiciliar, comércio de artigos do vestuário e acessórios, serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure, transporte de carga e promoção de vendas. Com o cenário de desafios trazido pela pandemia, esses novos microempreendedores certamente enxergaram boas oportunidades nessas atividades”, diz.
Com o objetivo de apoiar os microempreendedores da cidade a criarem ou alavancarem seus negócios, o Programa Conecta Copersucar, promovido pela Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, em parceria com o Instituto Crescer, instituição que atua na área de Educação, está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro para formação gratuita e online em empreendedorismo. São 30 vagas destinadas aos moradores do município. Para participar, é necessário se inscrever e aguardar o processo seletivo, que será realizado até o início das aulas.
“As aulas on-line do curso de formação em empreendedorismo do Programa Conecta tiveram início em 2020 e têm se mostrado um sucesso, o que nos motiva a continuar oferecendo aos nossos alunos a melhor experiência de aprendizado possível. Esperamos contribuir para a qualificação de empreendedores de todas as idades e ajudá-los a concretizar seus sonhos”, explica o gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Copersucar, Bruno Alves.
Moradora de Ribeirão Preto, a ex-aluna Rosana Aparecida Oliveira de Souza, proprietária da empresa RS Organizacoach by Rosana de Souza, afirma que o curso do Programa Conecta Copersucar possui uma metodologia abrangente. “Achei que seria um curso bem superficial, mas me surpreendeu. Ele tem uma duração de quatro meses, é diário e muito rico de informação. Adquiri muito conhecimento e gostei tanto que quero até fazer de novo”, afirma.
Já Cleonisse Borges de Lima Pereira, de 47 anos, proprietária de uma empresa de bolos, afirma que as aulas de matemática financeira foram fundamentais para o crescimento do seu empreendimento. “Há cinco meses me tornei empreendedora da Cléo Bolos. O curso me ajudou a entender como fazer a gestão financeira da minha empresa e também a ter novas ideias para alavancar meu negócio”, destaca.
A formação online
Programada para acontecer entre março e junho, a formação será ministrada no período da manhã e terá entrega de certificado aos aprovados. Entre os temas, tópicos como inovação, ferramentas digitais para negócios, autoconhecimento, plano de negócios e matemática financeira. Os alunos também receberão camisetas do programa e auxílio internet.
“É fundamental promover o conhecimento para aqueles que querem desenvolver seus empreendimentos ou melhorar algum aspecto do negócio que já possuem. A metodologia utilizada no programa combina todos os principais elementos que um empreendedor tem que saber para que possa caminhar com seus projetos de forma mais assertiva e eficiente”, explica a diretora do Instituto Crescer, Dra. Luciana Allan.