Foi realizada nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, a assinatura do termo de cooperação entre as secretarias de Esportes de Ribeirão Preto e da Educação e do Esporte e da Cultura do Estado de Sergipe para a realização dos Jogos da Juventude, já que Aracaju e Ribeirão Preto receberão os Jogos em 2022 e 2023, respectivamente.
“O termo de cooperação assinado hoje irá ajudar na organização de um evento de tamanha magnitude como são os Jogos da Juventude, motivo de muito orgulho para todos nós” explicou o prefeito Duarte Nogueira.
A Secretaria de Sergipe encaminhará à Secretaria de Ribeirão Preto um cronograma contendo a programação do calendário dos Jogos da Juventude de 2022, fornecido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o qual integrará este instrumento, dando ampla divulgação e coordenando as ações para implementação dos objetivos previstos neste Acordo de Cooperação Técnica.
O objetivo é capacitar os profissionais de Ribeirão Preto para os Jogos da Juventude 2023, repassando a expertise, conhecimento adequado e compartilhando sucessos e insucessos na preparação dos jogos em 2022.
“Esta ação é inédita em relação aos Jogos da Juventude. Não é algo comum, só vemos este tipo de ação em eventos de grande porte, como Jogos Pan-americanos e Olímpiadas, por isso, tenho a certeza que tanto Aracaju quanto Ribeirão Preto realizarão um grande evento”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira.
O secretário municipal de Esportes, André Trindade, ressaltou a importância desta ação como forma de oportunidade para trocar experiências e aumentar o conhecimento sobre as ações que a cidade terá pela frente. “Isso traz a certeza que iremos contribuir na realização dos Jogos este ano, além de trazer toda essa experiência para Ribeirão Preto”, disse.
Sobre os Jogos
A mais tradicional competição estudantil de base do país, os Jogos Escolares da Juventude, organizada pelo COB, será realizada na cidade de Ribeirão Preto em 2023. O anúncio foi feito no dia 07 de dezembro, durante o Prêmio Brasil Olímpico (PBO), tradicional festa de encerramento do esporte nacional realizada na cidade de Aracajú/SE, cidade esta que receberá a edição dos Jogos em 2022. Voltada para atletas até 17 anos, a competição será realizada em novembro de 2023, reunindo aproximadamente 4,5 mil jovens de todo o país.
Ao todo, o COB investirá mais de R$ 9 milhões na cidade que sedia os Jogos da Juventude, contratando cerca de 60 mil refeições, 30 mil diárias de hotel, duas mil diárias de veículos, mais de 80 mil litros de combustível, o que aquece a economia local, fomenta o turismo e dá visibilidade nacional e internacional para a cidade sede e região.