O Botafogo segue sem vencer no estádio Santa Cruz pelo Paulistão 2022. Diante do Água Santa, o Tricolor foi derrotado com o placar de 2 a 0 na tarde deste sábado (12) e desperdiçou uma chance de ouro para entrar de vez na briga por classificação. Os gols da partida foram anotados por Álvaro e Dadá Belmonte.
Irreconhecível, o Botafogo teve uma de suas piores atuações na competição. Sem força ofensiva e mal defensivamente, o Pantera foi presa fácil dentro do estádio Santa Cruz. Sem repertório, o técnico Leandro Zago foi um dos mais vaiados pelos pouco mais de 1600 botafoguenses que foram acompanhar a partida.
Agora, o Botafogo segue com oito pontos ganhos, ocupando a última colocação do Grupo C. O próximo compromisso do Tricolor é na quarta-feira (16), diante da Ponte Preta, às 19h, no estádio Moisés Lucarelli.
O Jogo
O primeiro tempo no estádio Santa Cruz foi um dos piores da equipe nesta edição do Campeonato Paulista. Irreconhecível, o Pantera foi amplamente dominado pelo Água Santa, que jogou leve e fez o que tinha como proposta.
O time visitante abriu o placar logo aos 4 minutos. Após jogada pelo lado direito, Emerson finalizou, Rafael Pascoal defendeu e a bola sobrou para Álvaro empurrar para o fundo da rede.
Ainda utilizando seu sistema com 3 zagueiros e cinco defensores, o Botafogo seguiu muito retraído e pouco criou no setor de ataque. Alguns jogadores estiveram bem abaixo do normal, como o meia Matheus Carvalho que errou todas as jogadas que tentou.
As principais escapadas do Pantera foram pela ponta esquerda, com o jovem atacante Dudu, que ganhou alguns duelos, mas errou muito nas tomadas de decisões.
A melhor chance botafoguense na etapa foi numa arrancada de Dudu, que deixou dois marcadores para trás e cruzou na medida para Tiago Reis. Entretanto, o camisa nove do Pantera não contava com a falha defensiva e desperdiçou a jogada.
Quem não vacilou foi o Água Santa, que ampliou o placar aos 41 minutos. Após contra-ataque rápido, Emerson partiu pelo direito e cruzou na área. Joseph escorreu e a bola sobrou limpa para Dadá Belmonte apenas deslocar Rafael Pascoal.
Na volta do intervalo, Leandro Zago sacou Matheus Carvalho e colocou Bruno Michel no jogo.
Mesmo atrás do placar, o Botafogo continuou com comportamento defensivo e sem conseguiu levar perigo ao gol defendido por Victor Souza.
Aos 15 minutos, Zago fez mais três mexidas no Pantera. Tiago Reis, Dudu e Filipe Soutto deram vaga para Rafael Tavares, Luketa e Hélio Paraíba.
As alterações não surtiram efeito, o Botafogo continuou muito mal na partida e não conseguiu criar chances claras para marcar.
O Tricolor até tentou algumas investidas com Bruno Michel, mas o último passe foi o grande vilão durante o jogo. Sem nenhuma criatividade, o Botafogo ainda viu o árbitro marcar pênalti e depois voltar atrás após revisão do VAR antes do final da partida.