Tribuna Ribeirão
Cultura

A importância da leitura para idosos em tratamento contra o câncer

FOTOS: DIVULGAÇÃO

“O projeto me deixa com a impressão de que tenho um lu­gar meu”, comenta José Ramos de Souza, de 61 anos, partici­pante do “Tomates verdes fri­tos”, desenvolvido em Ribeirão Preto, com idosos que estão em tratamento contra o câncer ou remissão da doença. “É onde eu posso ser eu, sem medo de cuidar de todas as dores da alma”, completa, apontando a importância de ampliar a dis­cussão entre especialistas da área da saúde e da literatura durante a “Jornada da Leitura Afetiva: acolhendo pacientes com câncer”, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.

No primeiro dia, segunda­-feira, após a abertura oficial – que contará com a presença da secretária de Assistência Social do município, Renata Correa Gaspartini, Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro, e José Alexsandro Cos­ta Rodrigues, do Conselho do Idoso – a live principal abor­dará o tema “A importância do emocional nos cuidados dos pacientes em tratamento”, com a psicóloga e presidente da Casa do Cuidar, Cristiane Ferraz Prade. Na sequência, o painel sobre “Como a Biblio­terapia pode ajudar pacientes e sua rede de apoio” e o Sarau artístico, com contadores de história idosos do Instituto História Viva.

Na live principal do dia 22, a médica Karla Giacomin, PHD em Geriatria e coorde­nadora geral da Frente Na­cional de Fortalecimento das ILPI, trará o tema “Para além da medicação – humanizan­do os cuidados com o pacien­te”. Para ela, qualquer doença será mais fácil de lidar se a pessoa tiver um livro como bom companheiro. “E nes­se contexto, a gente também aprende com a leitura a fa­zer companhia para o outro”, observa. O destaque cultural ficará por conta de literatura musicada com moda de viola.

A escritora Heloisa Seixas, autora de mais de vinte livros e peças de teatro, falará, na live principal da quarta-feira (23), sobre sua obra “O oitavo selo: Quase romance”, onde relata memórias de fatos ocorridos com seu marido Ruy Castro, jornalista e escri­tor, que enfrentou um difícil tratamento contra o câncer. Intercalando ficção e realida­de, ela aponta diversos mo­mentos de um homem diante da morte. No sarau, a escri­tora e poetisa Mirian Olivei­ra e o contador de histórias Laudir Cruz apresentarão o quadro “Viver para contar e contar para viver”.

As inscrições para partici­par da jornada, que acontece de 15 às 17h30 durante os três dias de evento e será trans­mitida pelo Facebook e pelo YouTube, podem ser feitas, gratuitamente, pelo link ht­tps://observatoriodolivro.org.br/jornada-leitura-afetiva.

Postagens relacionadas

Sony confirma o quinto filme da franquia ‘Caça-Fantasmas’

Redação 1

Plataforma promete trazer o ‘frio na barriga’ do 1º encontro

Redação 1

Pesquisadores reconstroem cérebro de um dos dinossauros mais antigos do mundo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com