Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

RP recebe Centro para atendimento de pessoas com deficiência

ALFREDO RISK

As secretarias da Seguran­ça Pública e dos Direitos da Pessoa com Deficiência inau­guraram, no último dia 5 de fevereiro, o terceiro Centro de Apoio Técnico (CAT) para o atendimento de pessoas com deficiência em situação de violência no Estado.

A unidade foi instalada no prédio que abriga as De­legacias de Defesa da Mulher (DDM) e de Proteção ao Ido­so (DPI) de Ribeirão Preto, com o objetivo de disponibi­lizar atendimentos multidis­ciplinares e especializados a esse público.

A entrega do novo espaço aconteceu uma semana de­pois da inauguração de outro CAT – o segundo do Esta­do, em Campinas. Antes de ambas as inaugurações, um Centro dessa natureza só era encontrado na 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com De­ficiência, localizada na área central da capital.

Após a publicação de um decreto estadual (nº 65.906), em agosto de 2021, a Polícia Civil foi autorizada a expandir a iniciativa para outras unida­des e demais regiões do territó­rio paulista, sob coordenação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O terceiro CAT paulis­ta foi instalado na avenida Costábile Romano, 3.230, no bairro Nova Ribeirânia e prestará atendimento a todas as unidades policiais da re­gião de Ribeirão Preto. Para ser inaugurado, o espaço pas­sou por uma adequação cus­teada pelo Estado, enquanto a contratação dos funcioná­rios ficou a cargo da Secre­taria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Centro contará com profissionais, como psicólo­gos, assistentes sociais e in­térpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras, com o ob­jetivo de aprimorar o atendi­mento às pessoas com defici­ência, vítimas em situação de violência e para auxiliar a Po­lícia Civil local nos casos que envolvam esse público.

Apesar das ocorrências re­gistradas com apoio do CAT ocorrerem na DDM e DPI, os casos serão investigados pelas delegacias responsáveis pelas áreas dos fatos, como é de costume, as quais tam­bém poderão ter auxílio do centro especializado sempre que for preciso.

1ª Delegacia da Pessoa com Deficiência
A unidade especializada foi criada em maio de 2014, por meio de uma parceria entre as secretarias de Segu­rança Pública e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e está localizada na rua Bri­gadeiro Tobias, 527, próximo ao bairro da Luz.

A estrutura foi implanta­da com o objetivo de preve­nir e investigar crimes contra esse público, além de coletar e analisar dados para a criação de procedimento de orienta­ção para o atendimento de pessoas com deficiência em outras delegacias do Estado.

De acordo com a Secre­taria de Segurança Pública, atualmente todas as unidades policiais do território paulis­ta contam com profissionais preparados e aptos para aten­der a população.

Postagens relacionadas

Terrenos vão pagar mais IPTU

Redação 1

Casal vai a júri no caso do menino Joaquim

Redação 4

José Fregonesi vai passar por obras

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com