Tribuna Ribeirão
Economia

Supermercados – Setor gera 23 mil vagas em um ano

TÂNIA RÊGO/AG.BR.

O essencial setor super­mercadista paulista fechou 2021 com um saldo de 23.309 postos de trabalho gerados ao longo do ano. O número re­presenta 14,6% das mais de 159 mil vagas criadas entre ja­neiro e dezembro do ano pas­sado em todo o comércio do estado de São Paulo.

O levantamento é da Asso­ciação Paulista de Supermer­cados (Apas), com base em da­dos do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempre­gados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. O saldo de postos gerados pelos supermercados de São Paulo se manteve positivo entre fevereiro e dezembro do ano passado.

Foi influenciado pela aber­tura de novas lojas, principal­mente de atacarejo. O pico ocorreu em novembro, quan­do foram criadas mais de seis mil posições de trabalho, re­flexo das contratações de fim de ano, principalmente para os cargos de caixa e reposi­tor. De acordo com estudo, o setor supermercadista paulista responde por 21,2% (590,2 mil pessoas) da for­ça de trabalho envolvida no comércio do Estado (2,7 milhões de colaboradores).

“O emprego nos supermer­cados em 2021 apresentou um movimento atípico. Normal­mente, o primeiro trimestre é de baixa no saldo de vagas, depois do acúmulo de contra­tações no final do ano. Mas, no ano passado, essa situação só foi registrada em janeiro, mui­to por conta da volta das res­trições aos demais setores e da necessidade de o setor super­mercadista continuar servindo a população no auge da pande­mia”, explica Ronaldo dos San­tos, presidente da Apas.

Segundo o Caged, em Ri­beirão Preto, o comércio fe­chou dezembro com saldo positivo de 32 postos de traba­lho, fruto de 2.561 admissões e 2.529 demissões. No ano passado, contratou 31.351 e demitiu 28.059, superávit de 3.292. O setor de serviços re­gistrou 4.996 contratações e 5.841 rescisões, déficit de 845 empregos formais fechados. Em doze meses, contratou 66.654 e demitiu 58.866, sal­do positivo de 7.788.

Nesta semana, o Assaí Ata­cadista anunciou que está com 205 vagas de emprego abertas para a futura inauguração de sua terceira loja em Ribeirão Preto. As oportunidades deste processo serão para compor o time da nova loja que será inaugurada na rua Emílio Moço, bairro Jardim Paulista, Zona Leste, nos próximos me­ses, e são todas efetivas, abran­gendo diferentes áreas.

Entre alguns dos postos dos setores, que oferecem fun­ções técnicas, operacionais e de liderança, estão rrepositor de mercadorias, operador de caixa, empacotador, operador de empilhadeira, auxiliar de depósito, conferente, cozinhei­ro, vendedor de cartão, açou­gueiro e auxiliar de açougue. Também há oportunidades para pessoas com deficiência.

Sobre a Apas
Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Super­mercados representa o essen­cial setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abas­tecimento com a sociedade. A entidade possui três distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrate­gicamente pelo estado.

Conta hoje com 1.505 su­permercados associados que somam 4.315 lojas. A Regio­nal Ribeirão Preto emprega cerca de 31 mil pessoas que trabalham em supermerca­dos nesta região. É composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Super­mercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.

Postagens relacionadas

LDO prevê receita de R$ 3,48 bi

Redação 1

Inflação dispara 15% nos supermercados

William Teodoro

Pobreza atinge 43,5 milhões de pessoas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com