Começamos, no último sábado, dia 5, a finalizar a realização de um sonho de mais de 20 anos. A concessão do aeroporto Leite Lopes teve seu autorizo assinado pelo governador do estado de São Paulo, João Doria. Com a concessão para a iniciativa privada virá a ampliação da estrutura física, tecnológica, transporte de cargas e de atendimento a passageiros. Serão R$ 130 milhões de investimentos em 30 anos, sendo R$ 30 milhões nos primeiros quatro anos de concessão. E em muito pouco tempo teremos a transformação, de fato, em aeroporto internacional, com voos de passageiros e cargas para países da América do Sul, Caribe e Panamá.
Os investimentos no aeroporto irão contemplar a ampliação do terminal de passageiros, que terá sua capacidade ampliada de 500 para 785 passageiros por hora durante o horário de pico. O projeto prevê ainda a expansão de 2 mil metros quadrados em sua área útil. Nas obras previstas também estão a recuperação da pista de pouso e decolagem (recapeamento, pintura e iluminação), estacionamento para veículos e medidas contra o ruído aeronáutico. Os investimentos significam obras que se traduzem em empregos para a população. Empregos que permanecerão e serão ampliados com a nova estrutura do aeroporto e os investimentos por ele provocados.
O que vivemos neste momento é um marco na estrutura logística de Ribeirão e de toda a macrorregião, seremos um importante polo aeroportuário, com reflexos claros no desenvolvimento de outros negócios, com a atração de mais investimentos em novas empresas dos mais variados setores, uma vez que a logística, fator decisivo na hora de se planejar o crescimento, será amplamente melhorada e modernizada. Não é sem motivo que tantos lutaram por tanto tempo para ver o Leite Lopes ampliado e modernizado, para deixar de atender apenas voos nacionais.
É também por isso, para ver este sonho de um aeroporto à altura de nossa importante região, que estamos realizando em Ribeirão Preto, investimentos vultosos em mobilidade urbana, com destaque para o entorno do Leite Lopes, já pensando na sua internacionalização e no aumento do fluxo de passageiros, principalmente em toda a infraestrutura da avenida Thomaz Alberto Whately, entrada do aeroporto, uma obra que faz parte do corredor de ônibus Norte-Sul. Os viadutos da avenida Brasil com as avenidas Thomaz Alberto Whately e Mogiana são outras significativas intervenções viárias naquela região para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população.
As obras de mobilidade se estendem por todas as regiões da cidade, já se antecipando ao desenvolvimento que teremos com a nova estrutura aeroportuária de Ribeirão Preto. Se temos uma região de forte crescimento econômico, esse desenvolvimento será acelerado a partir deste novo marco de nossa cidade. Estou convicto que vamos alavancar cada vez mais a nossa economia. Tanto que já estudamos a implantação de um polo aeroportuário também com parte da área do Parque Permanente de Exposições para ser um porto seco de atividades aduaneiras, em sintonia com as demandas que surgirão em decorrência das novas atividades.
Para completar esse pacote de excelentes notícias, o aeroporto Leite Lopes será o segundo da América Latina a ter o programa de compensação de carbono. Todas as emissões de carbono provenientes das operações realizadas pela Air BP em aeronaves que serão abastecidas em Ribeirão Preto serão inseridas na plataforma mundial de sua matriz e compensadas por créditos de carbono gerados a partir de projetos apoiados pela Air BP. Assim, teremos investimentos, novos empregos e oportunidades sem deixar de lado a tão importante sustentabilidade.